Haverá uma palestra gratuita de meditação oferecida por nós na UNIFESP – Osasco, organizada pelo setor administrativo, que será no início de novembro.
O curso na Unifesp em Osasco no dia 9/novembro/2017, as 17h30, foi realizado a convite e organizado pelo NAE/Unifesp/Osasco. Um total de 13 alunos compareceram à aula de aproximadamente uma hora e meia.
Alguns dos tópicos abordados na parte teórica foram:
- O anseio por algo que não sabemos o que é se torna (também chamado de Amor)
- Aspiração (também chamado de Devoção), que disciplina a nossa vida por encontrar um significado e nos faz sentir que estamos nos dirigindo à meta, mas que, por si só não traz a realização. Assim, sentimos que nossos esforços apenas não bastam, e descobrimos a
- Entrega, que é um milagre espiritual. Entregamo-nos à nossa Fonte, a nossa Fonte nos preenche, como um vaso lançado no mar se enche de água.
Esses passos nos fazem sentir uma satisfação genuína, que afasta a inquietação e sentimento de vazio encontrado por muitos de nós.
Na parte prática, falamos sobre concentração e meditação, sobre a diferença entre relaxamento e meditação, praticamos dois exercícios diferentes – respirando qualidades e meditação num ponto fixo -, e passamos as dicas de meditação, como regularidade, horário, dieta, postura, música, respiração, etc. Ao final, passamos uma entrevista de Sri Chinmoy, abaixo

Patanga começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade sob a orientação de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, a corrida, música, jogos de tabuleiro, escrever, emprego e amor ao próximo foram surgindo — e algumas bastante desafiadoras, como a ultramaratona de 10 dias de duração.
Ele trabalha como servidor público e desde 2003 é professor voluntário nos cursos de meditação do Centro Sri Chinmoy, dando aulas também na USP, Unicamp, UFPR, UFSCar, BB e CEF.