Dicas para meditação 28 – dieta vegetariana
Pergunta: Em conexão com sua meditação, você segue alguma regraquanto à dieta? Porexemplo, é necessário ser vegetariano para seguir a vida espiritual?
Sri Chinmoy: A dieta vegetariana desempenha um papel muito importante na vida espiritual. Pureza tem importância preponderante para um aspirante. Essa pureza, nós devemos estabelecer no físico, no vital e no mental. Quando comemos carne e peixe, a consciência animal, agressiva, entra em você. Nossos nervos se tornam agitados; tornam-se desassossegados e agressivos, e isto pode interferir em nossa meditação. Mas as qualidades serenas das frutas e vegetais, por outro lado, nos ajuda a estabelecer, em nossa vida interior tão bem quanto em nossa vida exterior, as qualidades de doçura, suavidade, simplicidade e pureza. Logo, se formos vegetarianos, isto ajuda nosso ser interior a fortalecer sua própria existência. Interiormente, estamos rezando e meditando; exteriormente, a comida que estamos tirando da Mãe Terra está nos ajudando também, nos dando não somente energia, mas também aspiração.
Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 1, p.51

Patanga começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade sob a orientação de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, a corrida, música, jogos de tabuleiro, escrever, emprego e amor ao próximo foram surgindo — e algumas bastante desafiadoras, como a ultramaratona de 10 dias de duração.
Ele trabalha como servidor público e desde 2003 é professor voluntário nos cursos de meditação do Centro Sri Chinmoy, dando aulas também na USP, Unicamp, UFPR, UFSCar, BB e CEF.