É melhor meditar voltado para Norte, Sul, Leste ou Oeste?

A mente racional
E a paz consumadora
São os Pólos
Norte e Sul.

Sri Chinmoy, Peace-Blossom-Fragrance, part 6, Agni Press, 1994

Pergunta: Li num livro sobre concentração e meditação que devemos escolher com cuidado a direção para onde estamos virados ao meditar, se é Leste, Oeste, Norte ou Sul. Se quisermos coisas espirituais e uma vida tranquila, devemos sempre estar virados para o Norte. Se quisermos coisas mundanas, devemos nos voltar para o Leste.

Sri Chinmoy: Isso depende do indivíduo. Um buscador espiritual sincero que deseja realizar Deus e Deus apenas não precisa de uma orientação geográfica específica. Ele deve estar infinitamente acima de todas essas teorias indianas tradicionais. Para a realização-Deus, o que realmente precisamos é de aspiração no sentido mais puro da palavra.

Sri Chinmoy, Meditation: God speaks and I listen, part 1, Vishma Press, 1974

Seu reino-desejo
É limitado a norte pelo medo,
A sul pela dúvida,
A oeste pela inveja
A leste pela insegurança.

Seu reino-aspiração
É limitado a leste pela fé,
A oeste pelo amor,
A  norte pela devoção,
A sul pela entrega.

Seu reino-realização
É limitado a leste pela Compaixão de Deus,
A oeste pela Iluminação de Deus,
A norte pela Realização de Deus,
A sul pela Perfeição de Deus.

Sri Chinmoy, The Dance of Life, part 10, Aum Press, Puerto Rico, 1973

Nesse texto, Sri Chinmoy não contradiz as teorias indianas sobre para qual lado é melhor meditar, mas instiga ainda assim o buscador a ir além e buscar algo maior do que estava inicialmente buscando. Nesse caso, não há um lado a se voltar que seja melhor para meditar.

Tradução e comentário por Patanga Cordeiro

patangaPatanga Cordeiro começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade, tornando-se aluno de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, as demais – como a corrida, música, leitura, entretenimento, escrever artigos, emprego e amor ao próximo – que estavam todas dormentes até então, foram se desdobrando e florescendo a partir dela. Ele é voluntário no Centro Sri Chinmoy, oferecendo cursos de meditação desde 2004 em diferentes cidades, países e estabelecimentos. Aos 30 anos começou a fazer ultramaratonas, tendo completado 10 provas de corrida de 10 dias de duração cada uma delas. Patanga é bastante familiarizado com alguns textos tradicionais como o Mahabharata, Bhagavad Gita, Novo Testamento, etc, mas prefere se focar mais na prática do que o estudo, e nunca sentiu necessidade de seguir uma linha diferente desde que encontrou seu Caminho. Patanga é escritor para diversos sites de meditação e espiritualidade.