Por Patanga Cordeiro
Baseado nos textos de Sri Chinmoy
Para um buscador, juntamente com a alma, o corpo também deve aspirar. Um corpo forte, mas sem aspiração, é inútil.
Corrida lenta é o melhor exercício para se ter boa saúde, segundo Sri Chinmoy. Pular corda pode ser uma boa alternativa quando não for possível correr. Para manter a saúde, é importante fazer um esforço diário consciente.
Para fortalecer as pernas integralmente, pode-se fazer agachamentos sem peso, com uma das pernas esticadas em frente ao corpo. Com o hábito, pode-se fazer isso na ponta dos pés. Se puder fazer 3 ou 4 vezes, terá muita força. Para fortalecer também os joelhos, sentado no chão, com as mãos nos quadris, estique uma perna e dobre outra, alternadamente.
Enquanto estiver praticando exercícios ou fazendo esportes, mantenha o Supremo em mente.
Utilize a sua sabedoria para evitar dor ou machucados desnecessários ao fazer exercício.
Mantenha sua concentração no físico enquanto estiver praticando, para evitar se lesionar. Se a mente estiver dissociada do corpo, abrem-se portas para coisas causarem lesões.
Se quiser ficar mais forte para outros esportes, por exemplo, quando estiver subindo e descendo escadas no trabalho, sinta que suas pernas estão ficando cada vez mais fortes.
Certos lugares, como academias de musculação, podem ser um ambiente inadequado para um buscador. Você pode absorver os pensamentos inferiores que podem ter ficado nos equipamentos e sofrer durante o dia por isso.
Certos grupos de pessoas possuem certas qualidades sutis e importantes, e levantar um certo volume de pesos pode fazer com que percam essas qualidades.
Às vezes você pode não estar fisicamente cansado depois do trabalho para fazer exercício. Há a possibilidade de ser um cansaço emocional ou mental. O físico ainda é capaz de se exercitar, nesses casos.
Para obter energia, decore/recite aforismos ou canções mântricas (como as de Sri Chinmoy) durante o seu dia.
Utilize a sua consciência e imaginação. Sinta-se forte, e ficará mais forte. Sinta-se leve, e ficará mais leve. A mente consegue pressionar o corpo para se moldar também.
Dor pode ser um sinal de tensão. Exercícios como respiração com narinas alternadas ou limpeza das fossas nasais com água podem auxiliar (procure um professor de ioga qualificado para lhe ensinar)
No caso de algumas pessoas, para terem mais experiências interiores, um físico um pouco mais forte pode ser necessário.
Certos exercícios ocidentais são feitos de forma abrupta e mesmo violenta; exercícios como de yoga podem ser feitos de forma calma e meditativa, de forma a auxiliar a fortalecer a mente e nervos sutis.
Alegre gratidão é uma forma de fortalecer o seu corpo depois de um esforço físico enorme, como uma corrida de vários dias de duração.
Com a prática moderada de esportes, você obtém energia do vital dinâmico, mais iluminado, e passa a precisar de menos sono.
Abaixo segue a maioria dos textos integrais cuja pesquisa rendeu o resumo acima. Esses textos foram traduzidos por computador, então podem conter erros de tradução.
Questão: Qual é o melhor exercício para fortalecer as pernas quando elas se cansam de ficar em pé o dia todo?
Sri Chinmoy: Se suas pernas se cansam de ficar em pé o dia todo, existem dois exercícios que são muito bons para fortalecê-las. Um exercício desenvolve os músculos do joelho. Você se senta no chão com uma perna reta e a outra perna dobrada com o joelho para cima, as duas mãos nos quadris. Então você troca, dobrando a perna reta e endireitando a perna dobrada. Então continue mudando.
O outro exercício é fazer uma flexão profunda do joelho em uma perna, com a outra perna à sua frente, depois levantar-se novamente, mantendo uma perna à sua frente. Primeiro você faz isso com o pé chato, depois com o dedo do pé. Se você puder fazer isso três ou quatro vezes, suas pernas terão uma força tremenda de cima para baixo.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Qual é o melhor exercício para melhorar a saúde geral?
Sri Chinmoy: Correr e pular corda. Se você não pode correr por causa do clima, o próximo melhor exercício é pular corda. Mas correr é de longe a melhor, correr devagar.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Quando estamos nesta academia, qual é a melhor maneira de aspirar?
Sri Chinmoy: Quando você está jogando qualquer jogo, não pense muito em ganhar ou perder. Apenas tente jogar o seu melhor. Sinta que você está jogando para melhorar, não para ganhar por bem ou por mal. Mantenha o Supremo o tempo todo em sua mente. Quando você está jogando o seu melhor, se o Supremo quer que seu oponente ganhe, ele vencerá, e se o Supremo quiser que ele perca, ele perderá. Alguém tem que ser o vencedor e alguém tem que ser o perdedor. Deixe Deus decidir. Isso é chamado de caminho espiritual.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: A vida espiritual realmente muda a forma física?
Sri Chinmoy: Sim, a vida espiritual muda a forma física se, enquanto pratica a espiritualidade, você se preocupa com a física. Existem muitos Mestres espirituais que praticam a espiritualidade e também cuidam do físico. Eu sou um desses. Mesmo enquanto eu estava na Índia, fiz exercícios físicos regulares, além de meditar. Mas há muitos Mestres que não se importam com o físico.
A vida espiritual tem a capacidade de mudar o físico, mas se não usarmos conscientemente a vida espiritual para ajudar o corpo, naturalmente o corpo responderá apenas até certo ponto. Depende do buscador – se ele quer que sua vida espiritual entre em sua consciência corporal, ou se ele quer ter duas existências separadas. Eu sinto que os dois devem andar juntos. Mas, novamente, se o corpo se torna o mais forte, mas não aspira, isso é inútil. O corpo e a alma têm que ir simultaneamente na jornada espiritual.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Sempre que me interesso muito pelo físico e pela prática de esportes, me machuquei a ponto de ter que parar completamente. Por que isso acontece?
Sri Chinmoy: O que realmente acontece no seu caso é que quando você entra no mundo físico – jogando tênis ou outras coisas – você não dá valor ao físico como tal. Você permanece na mente. Uma parte de sua existência você joga no jogo, e outra parte você mantém totalmente no mundo da mente. É como se cortar ao meio. Você está mantendo seu corpo no primeiro andar, mas sua consciência está sempre no andar superior, na mente. Se você puder direcionar mais de sua energia mental para o físico quando jogar, isso não acontecerá.
Você quer jogar, você quer ganhar, mas na verdade a concentração da mente, a concentração real, não está no físico em si. Você sabe que está jogando tênis, mas a concentração que o corpo precisa da mente não está lá. Há uma lacuna. O corpo sem concentração da mente é indefeso. Então, quando você joga, não pense no seu trabalho mental. Sua mente pode não estar ciente de que está pensando na coisa errada, mas uma coisa é não estar ciente da coisa errada, e outra coisa é se concentrar conscientemente na coisa certa. Dentro de você e ao seu redor existem muitos Seres. Como há uma grande lacuna entre a concentração da mente e a atividade física, esses seres podem atacar o físico. Eles não precisam realmente ser forças erradas, mas podem criar experiências infelizes na vida.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Se alguém está com boa saúde geral, o que causaria dor e dores no corpo?
Sri Chinmoy: Uma coisa é ter boa saúde, e outra coisa é manter deliberadamente uma boa saúde. A menos que você esteja conscientemente mantendo uma boa saúde, a qualquer momento você pode ser atacado por algumas forças. É como ter uma grande quantia de dinheiro sem saber. Se você não estiver consciente disso, poderá perdê-lo facilmente. Se você não está consciente de que tem uma flor, é provável que a perca. Qualquer coisa que você tenha deve ter algum lugar em sua consciência. Você pode ter boa saúde física, mas talvez daqui a dois meses você não tenha pensado em seu corpo uma única vez, para não falar de tentar aumentar a força de suas pernas ou braços, ou obter alguma capacidade extra. A menos que você toque em algo todos os dias, ele não brilha. Muitas vezes eu disse às pessoas para tocarem nos móveis de sua casa todos os dias. Assim que você toca em algo, ganha uma nova vida. Se você está ciente de algo, imediatamente ele brilha. Isso nos dá uma nova luminosidade. Se você tem boa saúde, se você toca todos os dias, ele ganha uma nova vida. Ao dar atenção a algo, você dá nova vida a ele.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
exercício em comparação com nosso trabalho regular?
Sri Chinmoy: Você está trabalhando muito duro em seu negócio, mas você está pensando que esse é o único trabalho que você tem que fazer. Você está dando cem por cento de sua atenção ao seu negócio, e nem mesmo um por cento ao seu corpo. Mas você tem que sentir que o corpo também é algo necessário. Então, quando você está aqui fazendo exercícios ou jogando, você tem que pensar que essa é a única coisa em sua vida. Caso contrário, enquanto você estiver aqui, ainda estará pensando no seu negócio. Sua mente não estará aqui. Cada vez que você jogar um jogo aqui, sinta que isso é a coisa mais importante – não fazer serviço altruísta ou meditar. Se você der importância a isso, obterá energia extra para o seu trabalho.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Às vezes você pode estar exausto, mas se você se forçar a fazer exercícios, você se sentirá muito melhor. Como isso acontece?
Sri Chinmoy: Com a corrida, chamamos isso de segundo fôlego. Depois de percorrer uma ou duas milhas, se o corredor continuar, ele acha mais fácil respirar. Quando você está exausto, às vezes você não está realmente cansado fisicamente. Você está mentalmente cansado ou emocionalmente cansado. Você não está cansado, mas a mente o convence de que você está cansado. Mas a imaginação pode desafiar a mente e vencer. Quando você corre ou faz qualquer coisa, tente exercitar seu poder de imaginação.
Nós nos enfraquecemos imaginando que somos fracos. Novamente, podemos nos fortalecer imaginando que somos fortes. Nossa imaginação nos obrigou a pensar: não podemos fazer isso, não podemos dizer isso. Muitas vezes usamos a imaginação na direção errada. Em vez de deixar a imaginação nos levar adiante em direção ao nosso objetivo, nós a usamos para nos levar para trás.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Qual é a melhor maneira de nos mantermos em um alto nível de energia, para nos mantermos enérgicos ao longo do dia?
Sri Chinmoy: Tente obter algumas linhas dos meus livros – especialmente dos livros de poesia – que lhe dêem alegria. Então, quando você se sentir cansado, se externamente você não puder cantar porque os outros serão perturbados, cante interiormente essas linhas. Mesmo externamente você pode cantar. Cada vez que você canta, você ganha uma nova vida; você obtém prazer ou o aspecto de poder de meus escritos. Interiormente, sintonize as linhas que o inspiram e, em seguida, repita-as dinamicamente. Se você cantar Jatri ou qualquer música poderosa minha, isso também ajudará. Agora temos nossa famosa música, Bhikka magi. Basta cantar essa música poderosamente duas vezes e você terá energia. Se faltar doçura, então cante Phule phule.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Tenho dores de cabeça frequentes e muitas vezes tenho dor na nuca e nas costas.
Sri Chinmoy: Quando você se concentra ou medita, o que realmente acontece é que você pressiona seu terceiro olho. Você pressiona, mas não está ciente disso. Esse olho não está ao seu comando. Pelo contrário, o terceiro olho comanda todos os centros psíquicos do seu corpo. Então, quando você meditar, tente não colocar nenhuma pressão no terceiro olho. A Hora de Deus tem que ser respeitada. O terceiro olho tem que ser aberto espontaneamente à maneira do Supremo.
Às vezes, quando você está conversando com alguém, à distância, vejo muita tensão em sua testa, e seu pescoço, costas, tudo, fica rígido. Todo o problema começa no terceiro olho. Quando você estiver fazendo algo ou dizendo algo, não mantenha a testa tensa.
Então, de manhã cedo, se você puder fazer um determinado exercício indiano, isso ajuda muito. Você respira água muito suavemente pelas narinas e a extrai pela boca. Então a tensão vai embora da testa. A respiração alternada das narinas também ajuda. Você pode aprender esses dois exercícios com um professor de Hatha Yoga.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-4, No.10, 27 de outubro de 1977, Bishma Press, 1977
Pergunta: Como posso recuperar rapidamente minha força interna e externa após uma corrida de vários dias?
Sri Chinmoy: Coma vorazmente e não se preocupe com seu peso! Não importa quanto você pese, você não vai ser gordo. Coma, coma, coma! E enquanto come, permaneça feliz, feliz, feliz. Você está comendo alimento terreno, material, mas sente a alegria divina nele. Então, sinta também gratidão dentro de seu coração por Deus ter escolhido você para realizar esse grande feito. Sua gratidão alegre fortalecerá seu corpo muito além de sua imaginação.
Sri Chinmoy, Sri Chinmay Unswars, Parte 12, Agni Press, 1999
Pergunta: Quando pratico esportes, não dou tanto tempo à meditação quanto gostaria, pois preciso de tempo para praticar. Além disso, eu me pergunto se eu deveria estar dormindo mais?
Sri Chinmoy: Mais de meia hora de meditação não é necessária no início da manhã. Isso é o suficiente. Então você pode ir e praticar corrida. Todos, bons e maus atletas, devem praticar para inspirar os outros, transcender sua própria capacidade e manter o corpo em forma. Ao praticar esportes, você fortalece seu corpo e atrai mais energia vital do mundo vital iluminado, o mundo dinâmico. Essa energia irá ajudá-lo em sua meditação. Isso o ajudará a vencer sua letargia. Se você estiver praticando por uma hora ou mais todos os dias, definitivamente precisará de menos sono do que normalmente precisaria, e não mais. Somente se você estiver praticando muito arduamente por várias horas por dia, precisará dormir mais. Você pode não conseguir vencer o corredor mais rápido, mas sua velocidade e capacidade aumentarão. O progresso que você fizer dessa maneira o ajudará consideravelmente não apenas em sua vida exterior, mas também em sua vida interior.
Sri Chinmoy, Sono: irmã mais nova da morte, Agni Press, 1974
Posturas físicas (Hatha Yoga)
Pergunta: A maioria de nós no mundo ocidental que não está familiarizada com Yoga e meditação tende a associar os dois a alguém de cabeça para baixo ou fazendo exercícios específicos. Como esses exercícios se relacionam com a espiritualidade?
Sri Chinmoy: No momento, muitos de nós estamos fisicamente muito inquietos, não melhores do que um macaco. Não podemos ficar parados por mais de um segundo sem ficar inquietos. Esses exercícios físicos e posturas, chamados de hatha yoga, relaxam nossos corpos e nos dão paz de espírito por um curto período. Mas esses são apenas os estágios preliminares. O que eles fazem é ajudar o buscador a entrar na verdadeira vida espiritual. No verdadeiro sistema espiritual, os iniciantes em hatha yoga são como alunos do jardim de infância. Do jardim de infância, temos que ir para a escola primária, ensino médio, faculdade. Na verdade, pode-se facilmente pular o jardim de infância. Há muitos aspirantes que podem simplesmente sentar e deixar suas mentes calmas e quietas e entrar nas regiões mais profundas de seu ser sem nunca fazer nenhum hatha yoga.
Esses exercícios nunca nos darão a Realização, Nunca! Caso contrário, apenas fazendo exercícios físicos, todos os atletas do mundo teriam percebido Deus a essa altura. O corpo é necessário. Devemos ter um corpo sadio e sólido para que a alma possa atuar no e através do corpo no campo de manifestação. Mas se esperamos algo mais do corpo, então estamos sendo tolos.
Devo enfatizar, no entanto, que os exercícios de hatha yoga são muito superiores ao sistema ocidental de exercícios, que muitas vezes são feitos de forma abrupta, vigorosa e, até certo ponto, violenta. Os exercícios de Hatha Yoga são feitos com calma, silêncio, em um clima meditativo. Eles fortalecem os nervos e acalmam a mente, ao contrário da maioria dos exercícios ocidentais.
Sri Chinmoy, Sri Chinmoy Primer, Vishma Press, 1973
Pergunta: Devemos correr mesmo quando estamos extremamente cansados?
Sri Chinmoy: Como regra, quando estamos extremamente cansados, não é aconselhável correr, pois isso não nos ajudará de forma alguma. Nesse momento, correr não será nada além de fadiga e autodestruição, e deixará em nossa mente um gosto amargo. Mas às vezes, mesmo quando não estamos extremamente cansados, sentimos que estamos. Naquela época, não estamos realmente cansados fisicamente. Estamos apenas mentalmente cansados ou emocionalmente cansados, mas a mente nos convence de que estamos fisicamente cansados. Nossa letargia humana é tão inteligente! Ele age como um malandro, um patife perfeito, e temos uma tremenda alegria ao oferecer compaixão ao nosso corpo. Fazemos todo tipo de justificativa para a letargia do corpo e nos fazemos sentir que o corpo merece descanso.
Portanto, temos que ser sinceros com nós mesmos. Se realmente nos sentimos extremamente cansados, não devemos correr. Mas temos que ter certeza de que não é nossa mente letárgica, nossa consciência vital letárgica ou nossa consciência física letárgica que está nos fazendo sentir que estamos extremamente cansados. Esse tipo de esperteza complicada temos que conquistar.
Com nosso poder de imaginação, podemos desafiar a mente complicada e vencer. Nós nos enfraquecemos imaginando que somos fracos. Novamente, podemos nos fortalecer imaginando que somos fortes. Nossa imaginação muitas vezes nos obriga a pensar que não podemos fazer algo ou não podemos dizer algo. Muitas vezes usamos a imaginação na direção errada. Então, em vez de deixar a imaginação nos levar para trás, devemos usá-la para nos levar adiante em direção ao nosso objetivo.
Sri Chinmoy, O funcionamento externo e o funcionamento interno, Agni Press, 1984
Pergunta: Como posso ir mais rápido? Acho tão pouco inspirador correr devagar.
Sri Chinmoy: Em grande medida, a velocidade na corrida começa com a mente. Você tem que desenvolver mais imaginação. Imagine que você está correndo rápido e aprecie sua velocidade. Então deixe a emoção e a alegria que você obtém de sua imaginação inundá-lo. Essa alegria aumentará sua velocidade. Você também pode pensar em algumas pessoas que realmente correm rápido e tentam se identificar com elas.
No seu caso, você não precisa procurar muito longe. Seu marido corre muito mais rápido do que você. Você o viu correndo rápido muitas vezes, então você pode identificar suas pernas com as dele. Da próxima vez que você for correr, assim que começar, sinta que pegou emprestado as pernas dele e a partir daí, sempre que quiser correr, sinta que poderá usar as pernas dele.
Tudo isso é baseado na imaginação. Claro, você pode fazer alguns exercícios para aumentar sua velocidade. Exercícios de flexibilidade e alongamento ajudarão um pouco. Mas a imaginação desempenha um grande papel no aumento da velocidade.
Sri Chinmoy, O funcionamento externo e o funcionamento interno, Agni Press, 1984
O especialista
Cerca de seis meses atrás, fui a um especialista em pernas. A senhora examinou minhas pernas e disse que estavam tão fracas que se perguntou como eu poderia andar. Então ela me deu exercícios para fortalecer minhas pernas. Ela me disse para colocar pesos de cinco libras em volta dos tornozelos e levantar. E ela me cobrou US $ 100 por essa mensagem.
Ela fez tudo pelo computador. O computador deu a mensagem de que minhas pernas estavam tão ruins. Devemos enviar a ela uma foto do meu aumento de panturrilha.
— 23 de Setembro de 1986
Sri Chinmoy, Minhas lágrimas e sorrisos de levantamento de peso, parte 1, Agni Press, 1986
Nina Schoenbaum: Dizem que no fisiculturismo: “Sem dor, sem ganho”. Para mim, isso soa ridículo. Eu nunca senti dor. O fisiculturismo é a fonte da juventude – você fica mais forte à medida que avança. Eu fiz ganhos sem dor. Por que as pessoas sentem que precisam se machucar para melhorar a si mesmas?
Sri Chinmoy: Eu concordo com você. Não apenas os fisiculturistas, mas também muitos outros atletas são da opinião: “Sem dor, sem ganho”. Mas eu gostaria de dizer que, se Deus está em um lugar específico e eu devo alcançá-Lo, será mais agradável se eu me machucar e depois correr em direção a Ele em uma perna, ou será mais agradável a Ele se eu usar as duas pernas e correr de maneira normal? Ou posso usar minha sabedoria-luz ou minha altura de estupidez. Se dissermos que somente nos machucando podemos melhorar a nós mesmos, é quase como dizer que devemos comer demais para nos fortalecer, que devemos comer vorazmente para que da noite para o dia possamos nos tornar mais fortes do que os mais fortes. Isso não é possível! Lenta e firmemente, tentaremos aumentar nossas capacidades, não aos trancos e barrancos, que podem nos causar ferimentos.
Acho difícil aceitar a teoria de que a dor física é inevitável para melhorar. É verdade que às vezes podemos sentir dor ao lutarmos com um exercício ou com pesos pesados. Mas isso é uma questão totalmente diferente. Se torturarmos deliberadamente nosso corpo além de sua capacidade limitada com a esperança de nos tornarmos mais fortes da noite para o dia, então há toda a possibilidade de que o corpo se revolte. Esse tipo de treinamento afetará nossa saúde.
Tudo tem uma capacidade própria. Essa capacidade deve ser aumentada de forma inteligente e, no caso de um buscador, também com alma. Um buscador sabe que não precisa desativar ou danificar nenhuma parte de seu corpo para provar a Deus o quanto o ama. Ele não precisa dizer: “Aqui está o meu amor por Ti: vim a Ti com meus braços e pernas prejudicados”. É ridículo. Deus quer que venhamos a Ele o mais rápido possível. Ferir nossos corpos não aumentará de forma alguma nossa velocidade. Estou falando aqui sobre progresso espiritual, mas mesmo de um ponto de vista comum, a sabedoria não nos dirá para infligir dor a nós mesmos apenas na esperança de ganhar algo valioso. A sabedoria pode nos mostrar o caminho para o nosso destino sem a intervenção da dor.
Sri Chinmoy, Santuário de iluminação da alma, templo-preparação do corpo, parte 1, Agni Press, 1985
Pergunta: A prática de esportes é contrária à tradição espiritual?
Sri Chinmoy: Existem muitos ashrams indianos onde eles dizem que correr não é para pessoas espirituais. Eles também dizem que cantar é uma perda de tempo. Alguns Mestres espirituais dirão: “Cantar é vital. Correr é para animais na selva.” Então, quando peço aos meus alunos que cantem canções espirituais e pratiquem esportes, já estamos lutando contra uma velha tradição. Novamente, não é muito antigo. Na tradição absolutamente antiga, nos tempos védicos e na época do Mahabharata, eles praticavam arco e flecha e todos os tipos de coisas; eles eram fisicamente fortes. Então veio uma era para as pessoas propensas à letargia, então elas separaram a espiritualidade muito bem do físico, do vital e da mente. Eles criaram uma grande lacuna entre os dois e disseram: “Se você é espiritual, não pode fazer coisas físicas, e se você é fisicamente ativo, não pode orar e meditar”. Mas dizemos: “Não, a espiritualidade pode estar no físico e o físico pode estar no espiritual”. Esta é a nossa filosofia.
Você está orando de manhã e depois sai correndo. Então, tudo o que vocês estão fazendo juntos. Neste momento você está dando um passo com a perna esquerda; no momento seguinte, com a perna direita. Corrida externa você está fazendo e corrida interna você está fazendo. Interiormente você está se concentrando e externamente você está fazendo exercícios. Então, para você, o corpo e a alma estão andando juntos.
Agora, uma vez que o corpo tenha plena fé na alma e queira ir diretamente à alma – sem a ajuda do vital, da mente ou mesmo do coração – então o que acontecerá? Quando o vital vê que a consciência física está o tempo todo na alma e o corpo está irradiando luz, o vital se tornará miserável. Primeiro ficará com ciúmes; então ele se renderá e também irá para a alma. Então, uma vez que a mente veja que tanto o corpo quanto o vital estão com a alma, ela irá para lá também. Então o coração dirá: “Ó meu Deus, eu sou tão estúpido. Tantas vezes eu estava com a alma. Por que não fico lá hoje em dia?” Então ele também irá. Portanto, se o corpo puder manter uma conexão direta com a alma, o vital, a mente e o coração também desaparecerão. Mas um deles tem que ser convencido de que a alma está sempre certa. Ou a mente, o vital ou o corpo têm que ser convencidos. Então, se a alma pode convencer um dos membros, então os outros seguirão.
Sri Chinmoy, O funcionamento externo e o funcionamento interno, Agni Press, 1984
Pergunta: Você tem alguma sugestão prática para o atletismo, especialmente para os trabalhadores do restaurante?
Sri Chinmoy: O trabalho físico fortalece seus músculos. Quando eu morava em um ashram, eu era um atleta muito bom, mas voluntariamente pedi às autoridades do ashram que me dessem o trabalho de lavar a louça. Eles relutantemente me deram, e eu senti que era o melhor trabalho que já tive lá. Eu tinha tido pelo menos dez empregos diferentes em momentos diferentes, e o melhor trabalho, na minha opinião, era lavar a louça. Éramos apenas quatro ou cinco meninos, e duas mil pessoas costumavam comer. Costumávamos levar três horas, mas tínhamos a maior alegria. Não havia nenhum problema mental – só tínhamos que lavar a louça.
Enquanto você está trabalhando neste restaurante, veja quantas vezes você tem que descer e subir. Agora, se sua mente consciente faz você sentir que está fazendo exercícios para sua participação no atletismo quando sobe e desce as escadas, então automaticamente todos os seus músculos terão uma força enorme. Mas se você permanecer inconsciente, vinte vezes você pode descer e subir e seus músculos não serão desenvolvidos.
Também na vida espiritual, é verdade que Deus é por nós. Mas estamos tentando nos tornar conscientes de Deus. A maioria das pessoas não é ateia, apenas não está consciente da presença de Deus. Quando você se torna consciente da Presença de Deus, você ora e medita para perceber Deus. Então, enquanto você estiver trabalhando no restaurante, você vai orar, você vai meditar. Enquanto você estiver trabalhando, você será espiritual. Mas de vez em quando você estará ciente de que, enquanto estiver fazendo trabalho físico, estará fortalecendo seus braços para poder arremessar bem o arremesso de peso. Enquanto você está andando de um canto para outro, sinta que está fazendo exercícios. Tudo está em sua consciência. Caso contrário, você trabalhará lá por sete ou oito horas, como qualquer trabalhador comum. Eles não concentram sua atenção no aspecto do exercício ou no aspecto espiritual, então esse tipo de trabalho não os ajuda de forma alguma.
Faça o que fizer, tente manter sua consciência em um determinado assunto ou objeto. Enquanto você está trabalhando, você pode meditar interiormente, não externamente. Se você começar a meditar externamente, tudo será queimado. Enquanto você está no plano físico, você tem que estar consciente, você tem que estar consciente. Então você fará um progresso constante.
Sri Chinmoy, Aspiração-Brilho e Dedicação-Fluxo, parte 2, Agni Press, 1977
Pergunta: O que posso fazer para ter mais essa experiência?
Sri Chinmoy: Fortaleça sua oração; ore mais. Você também tem que ser fisicamente um pouco mais forte. Caso contrário, você não será capaz de desenvolver mais receptividade. No seu caso, você tem que ser fisicamente mais forte. Caso contrário, quando mais luz, luz abundante, descer de cima, será muito difícil para você segurá-la. Então, primeiro seu corpo físico tem que ser forte o suficiente para receber a luz de cima.
Sri Chinmoy, Aum – Vol.AE-5, No. 9,10, setembro-outubro de 1978, Bishma Press, 1978