Começando a meditar – vídeo com dicas
Um vídeo de 7 minutos com dicas para quem está começando a meditar e a despertar na sua busca interior.
Um vídeo de 7 minutos com dicas para quem está começando a meditar e a despertar na sua busca interior.
Aulas para iniciantes
O próximo curso gratuito para iniciantes será no meio de janeiro de 2017.
Para participar, basta acessar a página de inscrições para o curso.
Eu sou o Patanga. Escrevi várias páginas e organizei uma boa parte dos nossos sites, meditacaosp.com e meditacaobrasil.com, além de nas horas vagas ser instrutor voluntário de cursos de meditação desde 2004.
Aprendi a gostar de esportes, tendo corrido sete corridas de 10 dias e incontáveis maratonas, aprendi a gostar de cantar e de música, e aprendi a gostar de mim mesmo e de silêncio. Aprendi a redescobrir tudo sob uma nova ótica – família, leitura, trabalho, brincar com jogos, etc – a partir do momento que comecei conscientemente a viver uma vida espiritual, por inspiração do meu Mestre, Sri Chinmoy.
Também fiz um site de escritos do Patanga dentro do Sri Chinmoy Centre. Lá falo um pouco sobre a minha vida espiritual e coisas como as que citei acima. Se quiser ler mais sobre meditação em si, é melhor ficar aqui neste site mesmo – veja a barra superior e lateral.
Grato,
Patanga Cordeiro
Centro Sri Chinmoy Brasil
Aquele é um excelente Professor espiritual
Cujos olhos são firmeza
E cujo coração é perdão.
- Sri Chinmoy
Logo abaixo está a página sobre a relação Mestre-discípulo, de uma de uma sequência de artigos sobre o Mestre espiritual, escritos por Sri Chinmoy. As outras páginas são:
por Sri Chinmoy, do livro O Mestre e o Discípulo
Um verdadeiro Mestre espiritual é aquele que tem unicidade inseparável com o Altíssimo. Por via de sua unicidade, ele pode facilmente entrar no buscador, ver seu desenvolvimento e aspiração, e saber tudo sobre sua vida interior e exterior. Quando o Mestre medita em frente aos seus discípulos, está trazendo Paz, Luz e Beatitude das Alturas, e isso entra neles. E do interior eles aprendem automaticamente como meditar. Todos os verdadeiros Mestres espirituais ensinam meditação em silêncio. Um Mestre genuíno não precisa explicar exteriormente como meditar ou dar-lhe uma forma específica de meditação. Ele pode simplesmente meditar em você, e seu olhar silencioso o ensinará como meditar. A sua alma entra na alma dele e traz dela a mensagem, o conhecimento de como meditar.
Alguns não entendem o Mestre quando ele se põe em pé diante deles e ora. Pensam que, como eles próprios, ele também está rogando por Graça. Pensam: “Por que pedir ajuda ao Mestre? Façamos isso nós mesmos.” Eles não percebem que há uma vasta diferença entre as suas preces ou clamores e as do Mestre. Quando o Mestre ora por Luz, ele se torna Luz. Quando ele faz descer Graça, ele se torna a fonte da Graça do Supremo. Nessas ocasiões, aqueles que têm fé no Mestre obtêm Dele a Graça que tudo-alimenta e tudo-preenche.
Discípulos que passam por dificuldades ou que estão adoecidos frequentemente pedem ajuda ao Mestre. Então, quando o Mestre usa seu poder espiritual para curá-los, eles logo começam a elogiar seus médicos ou o maravilhoso remédio que usaram. O Mestre não precisa dos seus elogios. Se quiserem dizer que ele não os merece, o Mestre está pronto a concordar. Todavia, a gratidão deve ir para o Supremo e não para os médicos ou para algum remédio. Às vezes, as pessoas sentem a Graça que foi trazida, mas pensam que elas a trouxeram através de sua aspiração, ou que a mereciam de uma forma ou de outra. Nessas ocasiões, o Mestre fica calado, esperando pelo dia em que o discípulo perceba a verdade por si mesmo. Interiormente, ele encaminha a mensagem à alma do buscador e, após algum tempo, a alma levará a mensagem à consciência exterior do buscador, tornando a verdade conhecida.
O Mestre é como um oceano. Quando o discípulo mergulha no oceano que é a consciência do Mestre, ele é lavado de todas as suas impurezas e num instante sente um alívio temporário. Você pode perguntar: “Para onde vão as impurezas e imperfeições depois de entrarem no Mestre?” O Mestre as lança na Consciência Universal. Após alguns minutos, uma hora ou um momento específico, todas se vão dele. Às vezes, o Mestre não as toma de fato, mas simplesmente as oferece diretamente ao Supremo. O Mestre abençoa o discípulo em nome do Supremo, como Seu representante direto, e dessa forma não fica afetado.
Quando o Mestre remove as impurezas do discípulo, não significa que o discípulo esteja curado delas. Amanhã, novamente, o discípulo voltará com os mesmos pensamentos impuros e ideias não-divinas, porque não está superando tais qualidades obscuras em seu interior. Hoje, ele envia suas limitações para o Mestre, mas amanhã ele as acumulará de novo. Portanto, quando o buscador oferece suas imperfeições ao Mestre, deve tentar receber o máximo de Luz possível do Mestre. Se puder guardar no seu receptáculo interior a Paz, Luz e Beatitude que o Mestre oferece, poderá então ser capaz de lutar contra adicionais imperfeições em sua vida. A menos e até que o discípulo seja capaz de reter a riqueza que recebe das bênçãos do Mestre, ele não será capaz de alcançar pureza e fazer verdadeiro progresso interior – muito menos realizar a Verdade transcendental altíssima.
Uma pessoa Deus-realizada sempre pode estar feliz em sua consciência interior, onde há uma constante inundação de Luz e Deleite. A infelicidade do Mestre no mundo exterior vem de seus discípulos, porque ele se identifica com todas as forças ruins de que eles estão sofrendo. O Guru tem o poder de anular a lei do karma para seus discípulos, mas enquanto a anula, ele entra nos problemas deles. Para tirar alguém da água, para ajudá-lo, preciso estar dentro d’água. Ao mesmo tempo, preciso da ajuda consciente daquele que está se afogando. Quando o Mestre não recebe cooperação dos discípulos, quando os discípulos guardam suas qualidades não-divinas e não as deixam ir, ele sofre muito.
Nenhum discípulo pode fazer seu Mestre feliz se não é ele mesmo feliz interiormente. Até um pai comum não fica feliz quando vê seu filho ou filha infeliz. Sendo o Mestre um pai espiritual, nunca poderá estar feliz quando suas crianças espirituais estiverem tristes ou abatidas. Se você chora porque o seu marido é mau para você ou porque a sua esposa é má para você, a compaixão e simpatia do Mestre estarão lá presentes. Mas, se não lançar fora o sofrimento, a compaixão do Mestre não será de valia. Se você acalenta o abatimento e sofrimento, a ajuda do Mestre é inútil. Ele se identificará com o seu sofrimento e com as mágoas do seu coração, e sofrerá a dor que está sentindo – talvez até mais do que você. Mas, se não tentar conscientemente livrar-se do sofrimento e entrar na consciência iluminada do Mestre, então o sofrimento e a compaixão do Mestre terão sido em vão. Também, você não será sequer capaz de reconhecer isto. Não sentirá a infinita compaixão do Mestre porque se importa mais com o seu sofrimento do que com o amor divino do Mestre.
Quando entrega seus problemas ao Mestre, não deve sentir que está sobrecarregando-o com um fardo pesado. O Mestre está pronto para aceitar a sua ignorância. Ele veio até aqui com o mar de Luz; se oferecer a ele um mar de ignorância, isto não lhe fará mal. Mas, infelizmente, você sente que a ignorância é tão preciosa que com uma das mãos a dá e com a outra a toma de volta. Num instante, sente que a ignorância é inútil e que está feliz por dá-la ao Mestre. Pensa ser muito esperto porque lhe deu algo sem importância e conseguiu dele algo de valor em troca. Mas, no instante seguinte, a ignorância o faz sentir que aquilo que deu ao Mestre era muito mais precioso do que o que ele deu a você; sente que prazer vital é muito mais importante do que Luz. Quando está na mais profunda meditação, você sente que Luz é mais importante do que escuridão. Mas, quando na vida comum, na vida do desejo, sente que Luz é algo falso e vago – apenas uma alucinação mental.
Alguns discípulos recebem sermões do Mestre quase que diariamente. Também, há os que não recebem sermões na vida exterior sequer a cada seis meses. Mas, no mundo interior, o Mestre com frequência os repreende e ameaça, pois assumiu completa responsabilidade por eles. Muitas vezes o professor vê que a alma do buscador está mais do que ávida por seguir sua orientação, mas o vital hesita e a mente resiste. Nesses casos, se o Supremo quer que o buscador consagre a sua máxima potencialidade e mergulhe fundo no mar da aspiração, o Supremo ordena ao Mestre que mostre sua autoridade divina. É verdade que, vivendo no vital, poderá pensar que o Mestre o está repreendendo, mas, quando vive no coração, vê que é seu cuidado divino por você que está atuando. E foi você quem deu autoridade a ele; ele não a exigiu. Foi você, foi o seu coração quem deu a ele a autoridade para aperfeiçoá-lo e moldá-lo no Altíssimo, no Absoluto.
Há dois caminhos principais pelos quais o discípulo pode finalmente realizar Deus com um Mestre. Um é completa e conscientemente identificando-se com o Mestre. Ou você conscientemente se identifica com o Mestre e tenta tornar-se um com ele, ou então entrega-se à vontade dele, a qual, num verdadeiro Mestre, é nada mais do que a Vontade do Supremo.
Quando toca a água, que representa consciência, imediatamente a sensação de alívio e pureza da água entram em você. Quando toca a flor, imediatamente recebe a fragrância e a pureza da flor. Apenas pelo toque, você se identifica, e, ao identificar-se, obtém a essência daquilo. Semelhantemente, quando olha uma foto do seu Mestre em meditação, você toca a consciência dele. Então, identifica-se com ele e torna-se parte e parcela da Consciência infinita que ele realizou.
Também, através da entrega consciente ao Supremo no Mestre, você se torna tudo que ele é e tudo que ele tem. A pequena gota entra no oceano sem limites e se torna o próprio oceano. Essa entrega é a da sua parte não-iluminada à sua parte mais elevada, que é representada pelo Supremo no seu Mestre espiritual. Nesse caso, o Mestre representa o seu próprio eu mais elevado.
Um dia, Sri Ramakrishna e dois de seus discípulos mais próximos retornavam a seu ashram num barco. Os dois discípulos e Sri Ramakrishna estavam famintos. Enquanto estavam no barco, Sri Ramakrishna pediu a um deles que trouxesse suco e comida. Quando o discípulo trouxe o pedido, Sri Ramakrishna não deu a eles uma migalha sequer. Comeu e bebeu tudo sozinho! Mas, devido à identificação deles com o Mestre, devido à unicidade com ele, os dois discípulos realmente sentiram que sua fome e sede foram aplacadas. Não estavam mais com fome nem sede.
Se um discípulo estabelece essa espécie de unicidade interior com seu Mestre, então ele nada espera. A criança não espera coisas de sua mãe. Sabe que sua mãe lhe dá e continuará dando tudo, porque é o dever da mãe cuidar da criança. Da mesma forma, é dever do seu Mestre espiritual ser de constante serviço a você. Você o serve com a sua aspiração e dedicação; ele o serve com seu cuidado e compaixão. Você faz a sua parte com aspiração; esse é o seu trabalho. Ele faz a parte dele com o cuidado e a compaixão, os quais elevam a sua consciência; esse é o serviço dele.
Como você pode desempenhar o seu papel com aspiração? De manhã cedo, quando se levantar, pode dizer ao Supremo: “Oh Supremo, faça-me incondicionalmente devotado a Ti, para que eu possa servir-Te ao Teu próprio Modo.” Antes do café da manhã, pode dizer de novo. Tão logo acabe de tomar o café da manhã, diga uma vez mais. Enquanto vai para a escola ou trabalho, pode repetir mais uma vez. Antes de executar qualquer ação, conscientemente ore para ser capaz de servir ao Supremo com toda devoção e incondicionalmente. Cada vez, a vibração da sua prece durará dois, seis ou dez minutos, dependendo da qualidade alma investida. Mas cada vez que oferece esta prece, está renovando a vibração. Logo, será como um sino. Após começar a tocar o sino, ele se tornará automático e você sentirá que o sino toca constantemente em seu interior. Comece oferecendo a sua prece de manhã cedo e prossiga durante o dia. Cada vez que iniciar uma atividade, procure trazer sua devoção à tona. Assim, com cada atividade diferente, a sua devoção crescerá.
Um discípulo insincero pensa que o Mestre pode ser conquistado através de lisonjas exteriores. Entretanto, o Mestre pode ser conquistado somente pela força da devoção do discípulo ao Supremo nele e da unicidade interior e consciente com ele. A Deus-realização não pode ser alcançada dizendo-se ao Mestre que ele é grandioso ou oferecendo-se ao Mestre riqueza material. Será maravilhoso se puder dedicar a sua vida, mas a dedicação verdadeira tem de ser baseada na unicidade interior. Se o buscador quer a realização última da Verdade altíssima, o Divino no Mestre deve ser satisfeito do modo que o Divino quer ser satisfeito.
*
O professor humano diz ao aluno,
“Trabalhe comigo e eu lhe darei tudo.”
O Professor divino diz ao discípulo,
“Eu tenho feito Deus esperar por você.
Não demore; vem comigo para vê-Lo.”
*
Jamais poderá ser um verdadeiro Mestre
Aquele que o aceitar como discípulo
Nas condições que você estabelecer.
*
Não é o Mestre espiritual,
Mas o Supremo dentro dele,
Quem merece e recebe
A devoção do buscador.
*
Porque ele é representante de Deus
Aqui na Terra,
Ele é tão cuidadoso com os corações de todos
Como é com o seu próprio.
*
Ame o seu Mestre.
É o caminho curto
Para o progresso espiritual.
Tenha fé no seu Mestre.
É o caminho curtíssimo
Para o progresso espiritual.
Obedeça ao seu Mestre.
É o mais curto dos caminhos
Para o progresso espiritual.
*
Não há melhor modo para um discípulo servir ao seu Guru do que ouvindo seus conselhos.
O próximo curso de meditação será no início de dezembro.
Para participar acesse a página de contato e peça datas e endereço.
O curso é inteiro grátis.
Muitas pessoas perguntam sobre a astrologia e meditação – se meditação e os astros estão relacionados. A resposta é que sim, estão relacionados, mas, que, para muitas pessoas, especialmente aquelas que tem uma prática diária de meditação e buscam sinceramente uma vida totalmente transformada (e não apenas o estudo do exoterismo), não há muita relação.
Uma vez que você tenha um Mestre espiritual ou siga um caminho espiritual de verdade, as predições astrológicas podem ser transcendidas pela Vontade do Divino.
Do prefácio do livro Astrologia, o Sobrenatural e o Além:
No decorrer de suas numerosas meditações públicas e palestras em universidades ao redor do mundo, foram feitas milhares de perguntas a Sri Chinmoy sobre ocultismo, astrologia, discos voadores, seres extraterrestres e assuntos afins. Normalmente, ele reluta em discutir tais assuntos, pois sente que satisfazer a curiosidade mental de um buscador não aumentará a sua aspiração ou devoção a Deus. No entanto, como um Mestre Espiritual que realizou Deus e tem acesso aos diferentes mundos interiores, Sri Chinmoy é capaz de oferecer uma das únicas explicações definitivas e com autoridade sobre esses fenômenos, e de tempos em tempos ele responde perguntas sobre tais assuntos. Este livro apresenta algumas das perguntas e respostas mais interessantes.
Abaixo deixamos alguns trechos bem interessantes do livro:
Pergunta: O que você pensa sobre a astrologia? Existe alguma verdade nas previsões astrológicas?
Sri Chinmoy: A astrologia é uma ciência. Os buscadores espirituais a chamam de uma ciência interior, uma ciência espiritual. A astrologia é o canto das estrelas. Aquilo que foi decretado e aquilo que está no mundo da manifestação fica gravado nas estrelas. Quando a astrologia lida com o passado, com o que já foi gravado, ela estará quase sempre certa. Mas a astrologia também nos permite ver potencial, e busca predizer o futuro de acordo com o passado. Astrólogos versados são peritos no ato de mergulhar na verdade que há nesse reino. Na maioria dos casos, quando é praticada cuidadosa e cientificamente, a astrologia está absolutamente correta para pessoas comuns que não têm fé em Deus ou em si mesmas.
Contudo, se as pessoas tiverem fé em si mesmas, com essa fé elas podem transcender a astrologia. É por isso que dizemos que a fé muda as coisas através de uma vontade inabalável. Se possuirmos uma vontade inabalável, o destino poderá ser mudado. É verdade, todos os nossos feitos passados estão gravados nas estrelas. No entanto, caso eu queira extinguir o destino, é como apagar algo em um gravador. Eu digo algo e aquilo fica gravado, mas, caso eu queira apagar, eu também posso.
A astrologia será cem por cento correta quando alguém está completamente no mundo físico, levando uma vida humana comum. Quando se entra para a vida interior, para a vida espiritual, a astrologia estará sessenta ou setenta por cento correta. Caso o aspirante esteja consciente ou inconscientemente afinado com o seu ser interior e se o ser interior estiver constantemente afinado com a Fonte, haverá muitas, muitas coisas ruins que poderá evitar. E, por fim, quando se está em comunhão consciente com Deus, a astrologia simplesmente não funciona, porque tudo em sua vida vem diretamente de Deus. Verdadeira unicidade com Deus vai muito além da astrologia. Se dissermos, com a nossa intensa aspiração: “Deus, eu não quero tal coisa”, e se formos um com Deus, Ele então dirá: “Tudo bem, você não precisa passar por isso.” É claro que isso não se aplica a iniciantes na vida espiritual. Apenas aqueles que possuem uma comunicação interior direta com o Ser mais elevado podem se colocar completamente além da influência das estrelas. Todavia, uma pessoa não é uma iniciante para sempre. Com o tempo, o buscador se torna mais e mais avançado na vida espiritual e mais e mais imune às forças do seu passado.
Porém, mesmo se alguém não é um buscador, uma predição astrológica pode ser transcendida. Em um plano mais interior, há sempre uma força mais elevada chamada Graça de Deus. A Graça de Deus pode mudar o destino de qualquer um. Essa Graça é todo-poderosa; ela transmuta as possibilidades ocultas e transcende as leis da astrologia, que são as leis cósmicas de Deus. Às vezes a predição de um astrólogo é verdadeira, mas não acontece devido à Graça divina. É por isso que, quando lida com o futuro, a astrologia só estará trinta e cinco ou quarenta por cento correta. Ao saber que existe algo infinitamente superior às leis astrológicas, devemos ter fé em tal coisa. Portanto, a minha solicitação para os meus discípulos é que não depositem sua fé em horóscopos e quiromancia. Tenham toda a fé em sua aspiração. Se tiverem fé absoluta em sua aspiração e na Graça de Deus, a salvação virá. Vocês não precisam se preocupar com o futuro.
Pergunta: As estrelas nos afetam, a Terra nos afeta e assim por diante. Quando meditamos, nós afetamos, por exemplo, outros planetas ou qualquer outra coisa?
Sri Chinmoy: Depende de quem está meditando. Caso alguém seja um aspirante da mais elevada categoria e a sua meditação esteja dando frutos, frutos sólidos, então ela afeta os planetas; ela entra nos planetas e gera nova vida. Da atmosfera do mundo, a meditação traz ao planeta um tipo de energia sutil. Entretanto, quando um Mestre espiritual medita, a sua meditação pode entrar em qualquer planeta, em qualquer lugar do universo de Deus, caso assim deseje. Um buscador altamente avançado que está à beira da realização também pode afetar os planetas. Quando essas pessoas meditam, elas podem entrar nos planetas, ou mesmo oferecer o resultado de suas meditações aos planetas. Isso tem sido feito diariamente.
Levante, acorde, Ó Forma da minha meditação transcendental
Levante, acorde, Ó amigo do meu sonho.
Levante, acorde, Ó alento da minha vida.
Levante, acorde, Ó luz dos meus olhos.
Ó Poeta-Vidente em mim,
Manifeste-Se em e através de mim.
Levante, acorde, Ó vasto coração dentro de mim.
Levante, acorde, Ó consciência minha
Que está sempre transcendendo o universo
E a sua própria vida do Além
Levante, acorde, Ó Forma da minha meditação transcendental.
Levante, acorde, Ó divindade presa na humanidade,
Levante, acorde, Ó Libertador do meu coração, Shiva,
E liberte a humanidade do seu sono ignorância.
Obs: esse poema e a mênção à meditação transcendental mencionados no site não possuem ligação com a prática conhecida como Meditação Transcendental. Trata-se de um uso distinto do termo transcendental no contexto do aprender meditação.
Seguem abaixo algumas meditações a respeito do aspecto transcendental do divino. São em forma de poemas, todos de autoria de Sri Chinmoy.
Ó meu Barco, Ó meu Barqueiro,
Ó mensagem do Deleite Transcendental,
Carregue-me.
Meu coração está sedento e faminto,
E, ao mesmo tempo, dorme profundamente.
Leve meu coração para a outra margem.
A dança da morte eu vejo por toda parte.
O trovão da destruição invencível eu ouço.
Ó meu Piloto interior, Você é meu,
Você é o Oceano da Compaixão infinita.
Em Você eu me abandono,
Meu todo em Você eu abandono.
Você é belo, Ó Ser Absoluto,
E eu sou o Seu servo.
Na Sua Vitória está a minha vitória,
O meu infinito enlevo.
O meu coração sofreu aflições infinitas para conhecê-Lo.
Por isso eu atiro as flechas do meu veneno-zanga
No Seu Coração.
Liberto dos erros, pensamentos abolidos,
Nenhum desejo agora tenho.
Beleza Transcendental,
Sou o escravo do Seu Néctar-Compaixão.
Pelo toque de quem o lírio sorri
E abre seu botão-beleza?
A luz-de-lua da beleza de quem
Eu vejo no lírio?
Quem é o Olho de meu olho?
Quem é o Coração do meu coração?
Ora, por que eu não O vejo,
A Sua Face de Beleza Transcendental,
Mesmo nos meus sonhos?
Às margens do rio azul Jamuna
Muitas vezes eu vi
A forma transcendental do meu coração.
Às margens do rio azul Jamuna
No sono, no sonho e nas horas de vigília
Eu brinquei com Krishna.
Às margens do rio azul Jamuna
Juntos abrimos a porta do Paraíso
Para a libertação do mundo,
Às margens do rio azul Jamuna.
Silêncio, silêncio, silêncio!
Dentro do meu coração hoje queima
O incenso da transformação.
Silêncio, silêncio, silêncio!
Céu e Terra, finito e Infinito
Implorando pela minha Forma Transcendental.
Você é belo, Ó Ser Absoluto,
E eu sou o Seu servo.
Na Sua Vitória está a minha vitória,
O meu infinito enlevo.
O meu coração sofreu aflições infinitas para conhecê-Lo.
Por isso eu atiro as flechas do meu veneno-zanga
No Seu Coração.
Liberto dos erros, pensamentos abolidos,
Nenhum desejo agora tenho.
Beleza Transcendental,
Sou o escravo do Seu Néctar-Compaixão.
Hoje a hora sagrada de Deleite altíssimo
despertou nesta vida.
Hoje tornei-me próximo
da Luz do Supremo.
Não mais a escuridão, escuridão em lugar nenhum.
Além do rio da esperança eu vojo
o Barco do Reino Transcendental.
A escuridão de eras é capturada
E sua rendição se dá
nos mais profundos recônditos do meu coração,
Aos pés do meu sol interior.
Pergunta: Você poderia nos falar sobre o valor que há em praticar meditação transcendental?
Sri Chinmoy: Sou a pessoa errada a se perguntar. Não tenho competência para falar sobre isso. Nesta manhã, alguém veio até mim depois de eu dar um discurso e me perguntou sobre outro Mestre. Ele estava segurando um broche com a foto do Mestre e me disse: “Por favor, conte-me algo sobre o meu Mestre.” Eu respondi: “O seu Mestre está dentro do seu coração. Como saberei mais do que você? O seu Mestre está no seu interior, e eu estou fora e, portanto, sou um intruso. Você certamente conhece ele melhor do que eu.” Eu não pratiquei meditação transcendental. Já que nunca pratiquei, não sei nada sobre ela. Qualquer coisa que eu diga estará errada. Eu conheço aquilo que tenho dentro do meu coração ou do meu quarto. Eu posso lhe contar sobre essas coisas. Mas não serei capaz de discursar sobre as coisas que pertencem a outros ou estão no quarto de outras pessoas. Você terá de perguntar à própria pessoa. -Canada Aspires, Canada Receives, Canada Achieves, Part II
O próximo curso em São Paulo, Rio de Janeiro e Niterói será com o nosso colega da Áustria Dipavajan Renner. Ele dará o curso de meditação em inglês, e haverá tradução. O curso será no início de novembro.
Além de praticar a meditação por mais de 20 anos, ele é um dos principais organizadores da Corrida da Paz.
Para se inscrever, basta acessar a nossa página de contato.
Esperamos que possam crescer e se inspirar com o curso.
Se quiserem adquirir algum deles, acesse a página de livros para meditação.
Se estiverem procurando livros inspiradores, vejam a página dedicada.
MEDITAÇÃO: PERFEIÇÃO-HOMEM NA SATISFAÇÃO-DEUS
300 p – Aum Publications, Nova Iorque
Trata-se de um manual de meditação que é, sinceramente, o mais completo que já vimos ou ouvimos falar.
O texto principal deste livro foi extraído de diversas palestras e respostas dadas por Sri Chinmoy nos últimos 25 anos. Entremeados, temos alguns de seus inspiradores poemas e aforismos. A linguagem é simples, não técnica e direta.
Segue o sumário do livro.
1) Meditação: a linguagem de Deus
Por que meditamos?
A meditação não é uma fuga
Aspiração e esforço consciente
2) Primeiro, o mais importante: como começar
Como eu começo?
Algumas técnicas básicas
O Piloto interior
Prática: exercícios para iniciantes
3) Dominando os fundamentos
Preparando-se para meditar
A postura é importante
Olhos abertos versus olhos fechados
Prática: exercícios respiratórios
4) A mente silenciosa
Aquietando a mente
Esvaziando a mente
Além da mente
Prática: purificando a mente
5) Seu coração espiritual: o lar da paz
Descobrindo o seu tesouro interior
Coração e alma
6) Concentração, meditação e contemplação: três passos para a plenitude
O arco e a flecha
O poder da concentração
A vontade indomável da alma
Concentrando-se a partir do coração
Vislumbrando o infinito: meditação
Um mar de tranquilidade
Transformando-se na Verdade: contemplação
Meditação versus Contemplação
Prática: exercícios de concentração
Prática: exercícios de meditação
Prática: exercícios de contemplação
7) Duas asas para voar: oração e meditação
Eu oro, eu medito
Seja feita a Vossa Vontade
Duas estradas para a realização
A necessidade da oração
8) O poder do mantra
Entoando: o mantra e o japa
Atingindo a purificação total
O som interior
A essência do Aum
9) Música e meditação: som e silêncio
Uma linguagem universal
10) Receptividade: abrindo-se para a Luz
O que é receptividade?
Gratidão
Prática: exercícios para aumentar a receptividade
11) Estou meditando bem?
O que é uma boa meditação?
Não fique desanimado
12) Mantendo a sua alegria
Protegendo a sua riqueza interior
13) Meditação diária: alimento para a alma
Um compromisso com Deus
É melhor meditar de manhã
A meditação da noite
É importante ter um horário pré-fixado
14) Nunca desista!
Chore como uma criança
15) Meditação: a solução prática de seus problemas
A meditação é eficaz?
16) Meditação na prática: servindo aos outros
Como compartilho a minha meditação?
17) O guru: seu professor particular
O que é um guru?
18) Meditando como um discípulo de Sri Chinmoy
Seu guia pessoal
Meditação individual
O guru aceita
Meditando na foto de Sri Chinmoy
19) Compreendendo suas experiências interiores
Frutos do caminho meditativo
20) Samadhi: o ápice da consciência divina
O que é o Samadhi?
COMENTÁRIOS SOBRE O BHAGAVAD GITA
97 p – Aum Publications, Nova Iorque
O Bhagavad Gita recontado em uma linguagem de fácil compreensão para o ocidental moderno. Não se trata de comentários sobre cada um dos versos, mas sim um comentário abrangente sobre o significado essencial do Gita, considerado a Bíblia do Oriente.
O Gita começa com as palavras Dharmakshetre Kurukshetre (Bhagavad Gita 1.1). “No campo sagrado de Kurukshetra” – essa é a tradução literal. Kshetra significa campo. Dharma é uma palavra espiritual extremamente fértil em significados. Ela quer dizer o código interior da vida; lei moral, religiosa e espiritual; fé viva na existência de Deus e na própria existência; dever pleno de alma, especialmente os previstos nas escrituras, observância devotada de qualquer casta ou secto e disposição para atender os ditados da própria alma.
A raiz em sânscrito da palavra dharma é dhri, prender. Quem nos prende? Deus. O que nos prende? A Verdade. O Dharma prevalece. Se não sempre, por fim ele deve prevalecer, pois no dharma está o próprio alento de Deus.
Duryodhana foi até Gandhari, sua mãe, na véspera da guerra, para receber suas bênçãos. ‘Tal mãe, tal filho’, dizem. Mas aqui tratamos de uma verdadeira exceção. Ela abençoou Duryodhana, dizendo: “A vitória estará onde o dharma estiver.” Isso quiz dizer que Yudhisthira, o filho do dharma, venceria a guerra…
MEDITE EM
90 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Diversas meditações – organizado por qualidades
O que você quer?
Eu quero felicidade.
Medite numa criança adorável.
Medite no voo de um pássaro.
O MESTRE E O DISCÍPULO
177 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Considerações sobre a relação Mestre-discípulo, iniciação, como escolher um Mestre, o papel do Mestre, histórias e peças. Leitura densa e repleta de significado.
O professor humano mostra a você
Como ler.
O divino professor incansavelmente
Lê para você.
O primeiro conduz a sua mente
Ao portal da sabedoria,
O outro abre a sua alma
Para o vasto-céu Azul.
Um Mestre espiritual verdadeiro é alguém que alcançou a Deus-realização. Todos nós somos um com Deus, mas o Mestre espiritual verdadeiro estabeleceu sua unicidade consciente com Deus. A qualquer momento, ele pode entrar numa consciência mais elevada e trazer mensagens de Deus para aqueles discípulos que têm fé nele. O Mestre, se genuíno, representa Deus na Terra para aqueles buscadores que têm verdadeira aspiração e fé no Guru. Ele foi autorizado ou encarregado por Deus a ajudá-los. O verdadeiro Professor, o verdadeiro Guru, é o próprio Deus. Mas na Terra, Ele normalmente agirá em e através de um Mestre espiritual. O Mestre energiza o buscador com inspiração e, com o tempo, através da infinita Graça do Supremo, oferece ao buscador a iluminação.
MORTE E REENCARNAÇÃO
213 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Explicação, a partir um ponto de vista espiritual, da morte, dos níveis de consciência físico, vital, mental, psíquico e alma, e da reencarnação. Histórias e eventos. Perguntas e respostas.
Por que a morte é necessária? Por que a alma não pode continuar a progredir e evoluir no mesmo corpo?
Por enquanto, morrer é preciso – a morte nos é necessária. Nada podemos fazer por um tempo muito prolongado, de uma vez só. Jogamos durante quarenta e cinco minutos ou uma hora, e então precisamos descansar. Acontece o mesmo com a nossa aspiração. Suponha que vivamos até os sessenta ou setenta anos na Terra. De sessenta ou setenta anos podemos meditar por vinte ou trinta dias e, mesmo assim, por apenas algumas horas. Um ser humano comum sequer consegue aspirar continuamente por uma hora em sua meditação. Como terá ele a aspiração, a realidade ou a consciência que o levará à Verdade eterna ou à Consciência imortal, todas de uma só vez?
ASTROLOGIA, O SOBRENATURAL E O ALÉM
153 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Explicação, a partir um ponto de vista espiritual, de assuntos diversos e curiosidades sobre diversos temas esotéricos. Inclui perguntas e respostas, bem como histórias de eventos.
Pergunta: O que você pensa sobre a astrologia? Existe alguma verdade nas previsões astrológicas?
Sri Chinmoy: A astrologia é uma ciência. Os buscadores espirituais a chamam de uma ciência interior, uma ciência espiritual. A astrologia é o canto das estrelas. Aquilo que foi decretado e aquilo que está no mundo da manifestação fica gravado nas estrelas. Quando a astrologia lida com o passado, com o que já foi gravado, ela estará quase sempre certa. Mas a astrologia também nos permite ver potencial, e busca predizer o futuro de acordo com o passado. Astrólogos versados são peritos no ato de mergulhar na verdade que há nesse reino. Na maioria dos casos, quando é praticada cuidadosa e cientificamente, a astrologia está absolutamente correta para pessoas comuns que não têm fé em Deus ou em si mesmas.
Contudo, se as pessoas tiverem fé em si mesmas, com essa fé elas podem transcender a astrologia. É por isso que dizemos que a fé muda as coisas através de uma vontade inabalável. Se possuirmos uma vontade inabalável, o destino poderá ser mudado. É verdade, todos os nossos feitos passados estão gravados nas estrelas. No entanto, caso eu queira extinguir o destino, é como apagar algo em um gravador. Eu digo algo e aquilo fica gravado, mas, caso eu queira apagar, eu também posso.
A FONTE DA MÚSICA
149 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Sobre música espiritual, música para meditação, mantras, composição, execução, histórias e mais. Entrevista com Don Pablo Casals e o Maestro Leonard Bernstein. Perguntas e respostas.
Se pudermos sentir que
Não é nossa voz,
Não são nossos dedos,
Mas sim uma realidade profunda dentro de nosso coração
Que está se expressando,
Saberemos que esta é
A música da alma.
Música é a linguagem interior ou universal de Deus. Eu não sei francês, alemão ou italiano. Mas quando a música é tocada, imediatamente o coração da música entra no meu coração, ou o meu coração entra na música. Nessa hora, não é necessária uma comunicação externa. A comunhão interior do coração é suficiente. Meu coração estará comungando com o coração da música, e nessa comunhão nos tornaremos inseparavelmente unos.
ÁRVORES-SERVIÇO
Aprox. 350 páginas – Aum publications, Nova Iorque
1000 aforismos para iluminar o dia a dia
O momento de deleite
Nós vemos e sentimos
Além dos pensamentos.
AMANTES DA PAZ
82 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Ensinamentos sobre como se portar diante do mundo – em forma poética
Como pode a sua vida se satisfazer
Com pequenas realidades,
Se o seu coração
Tem grandes sonhos?
MINHA FLAUTA
94 páginas – Aum publications, Nova Iorque
Poesia rebuscada
Sinto em meus braços Sua Graça sem fim;
Dentro do meu coração a Verdade da vida reluz alva.
As altitudes secretas de Deus minha alma agora escala;
Não há dor, nem aflições sombrias ou morte a minha vista.
Nenhum dia ou noite mortal pode abalar minha serenidade;
Uma Luz acima sustenta minha alma secreta.
Dúvidas angustiantes banidas das minhas profundezas,
Meus olhos de luz percebem minha Meta estimada.
Mesmo dentro do mundo, estou além das suas aflições;
Navego num oceano de suprema libertação.
Minha mente, um cerne de Pensamentos ilimitados do Uno;
Estrela-vasto, o firmamento abraça a paz do meu Espírito.
Meus dias eternos se veem num tempo que acelera;
Eu toco Sua Flauta de rapsódia.
Feitos impossíveis não mais impossíveis parecem;
Nas algemas-nascimento agora reluz Imortalidade.