by Patanga Cordeiro | Mar 4, 2015 | Diversos
Textos de Sri Chinmoy
Existem dois modos de encarar a Verdade. Uma é pela meditação e pela oração. Mas aqueles que tomam drogas estão colocando o carro na frente dos bois. Estão se enganando ao pensar que já conhecem a Verdade. Ao mesmo tempo, não percebem que, ao tomar drogas, estão danificando suas faculdades interiores, espirituais, que são de total importância para entrar no reino de Deus. Por meio de químicos, uma violenta mudança de consciência ocorre. Mesmo se a pessoa obtiver uma experiência elevada, não poderá mantê-la se não tomar outra dose. Mas quando oramos, nos concentramos e meditamos, entramos na Consciência viva de Deus e podemos aprender como permanecer lá. Essa é a maneira positiva e natural de entrar em Deus. Deus é natural e eu sou filho Dele, você é filho Dele. Temos de seguir o processo natural. Pois, ao tomar drogas e usar esses métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente – e talvez deliberadamente – negando a real Verdade. (…) Ninguém pode chegar mais perto de Deus ao tomar drogas e estimulantes. Uma pessoa só pode chegar mais perto de Deus apenas ao amar Deus e ao meditar em Deus. (…)
(…)Se me lançar no mar e me imergir forçosamente na água, não permitindo que eu suba à superfície, o que acontecerá? Um momento antes de perder a consciência, eu verei tudo preto, tudo branco. Esse é o tipo de experiência que os usuários de drogas têm. É uma experiência, mas é perigosa, desnatural, forçada. Já ao meditar, orar, contemplar, entra-se na Consciência viva de Deus. Lá se conhece a verdadeira Verdade, se sente o verdadeiro Êxtase, se vê a verdadeira Luz. Essa é a maneira natural e positiva de se entrar em Deus. Ao utilizar de drogas e métodos artificiais, as pessoas estarão inconscientemente, ou talvez mesmo deliberadamente, negando a Verdade real.(…) – Sri Chinmoy, A Sri Chinmoy Primer
Pergunta: As experiências com drogas possuem algum valor?
Sri Chinmoy: As experiências com drogas são como uma moeda falsa. É como se você fosse uma pequena criança que não tem dinheiro. Então, você vê uma linda moeda. Você sabe que é uma moeda por causa da forma e fica deleitado por ter adquirido dinheiro tão facilmente. Mas é uma moeda falsa. Se você for até um caixa de loja com ela, ele o agredirá ou o mandará embora da loja. Ele não a aceitará. Você descobrirá que a sua moeda é inútil e que você não pode comprar nada com ela. – Sri Chinmoy, Soul-Education For The Family-World, Agni Press, 1977
Pergunta: Dizem que alguns Iogues na Índia ingerem “soma” e obtém visões.
Sri Chinmoy: O “soma” que os Iogues usam é o suco da planta “soma”. Apenas os Videntes védicos conheciam como utilizar essa erva. Aqui no ocidente as pessoas estão fazendo experimentos com plantas, mas elas nada têm a ver com as plantas “soma” que os Videntes ancestrais utilizavam. E eles também não sabem como os Videntes utilizavam as plantas(…) – Sri Chinmoy, The Body: Humanity’s Fortress, Agni Press, 1974
by Patanga Cordeiro | Feb 26, 2015 | Aprendendo a meditar
O coordenador europeu da Corrida da Paz, Dipavajan Renner, da Áustria, é o nosso convidado para o curso do mês de julho. Ele vem ao Brasil desde 1997 para ministrar aulas sobre meditação.
Durante o curso, aprenderemos mantras, exercícios, música, dicas, etc. Também será abordada a importância da dieta vegetariana, esportes, caminhos e Mestres espirituais.
- Para participar, basta ligar para se informar do local e data.
by Patanga Cordeiro | Feb 15, 2015 | Diversos
Abaixo seguem alguns aforismos de meditação de Sri Chinmoy. Minha sugestão é que decore alguns para recitar durante o dia. Versão em PDF para download.
Fonte: www.srichinmoylibrary.com
Truth is in all
But love is all.
A verdade está em tudo,
Mas o amor é tudo.
*
True humility
Means
Giving joy to others.
Verdadeira humildade
Significa
Trazer alegria aos outros.
*
It is only through
Inner peace
That we can have true
Outer freedom.
É só por meio
Da paz interior
Que podemos obter
Verdadeira liberdade exterior.
*
Not to believe
Is to invite
Failure.
Não acreditar
É um convite
Ao fracasso.
*
My cheerful mind
Can elevate
And even transform
Others’ lives.
Minha mente alegre
Pode elevar
E até mesmo transformar
As vidas de outras pessoas.
*
Circumstances
Cannot change man’s life.
His attitude can and does.
As circunstâncias
Não podem mudar a vida
De um homem.
Mas a postura dele pode
E irá mudá-la.
*
Nobody can prevent you
From being the fulfiller
Of your golden dreams.
Ninguém poderá impedi-lo
De realizar
Seus sonhos dourados.
*
How can your life be satisfied
With small realities
If your heart has big dreams?
Como a sua vida pode se contentar
Com pequenas realidades
Se o seu coração
Tem sonhos grandiosos?
*
Perfect happiness
Is
Enthusiasm
Minus expectation.
A perfeita felicidade
É
O entusiasmo
Sem a expectativa.
*
I do not give up,
I never give up,
For there is nothing
In this entire world
That is irrevocably unchangeable.
Eu não desisto,
Eu nunca desisto
Porque no mundo inteiro
Não existe nada que seja
Inalterável para sempre.
*
Happiness in cheerful self-giving
Is beyond compare.
A felicidade
Da alegre auto-doação
É incomparável.
*
Man can be happy and safe only
When the heart feels faster
Than the mind thinks.
O homem pode estar feliz e a salvo
Apenas
Quando o coração sentir mais rápido
Do que a mente raciocinar.
*
Ask not for a lighter burden
But for a stronger heart.
Não peça um fardo mais leve,
Mas um coração mais forte.
*
To serve
And never be tired
Is love.
Servir
Sem nunca cansar
É amar.
*
If you do
The right thing,
Eventually
You will inspire others
To do the right thing.
Se fizer
O que é certo,
Com o tempo
Você inspirará outros
A fazer o que é certo.
*
Do not waste away
Today’s golden opportunity.
It will never come back!
Não desperdice
A preciosa oportunidade de hoje.
Ela nunca mais voltará.
*
You must trust yourself,
Even when the whole world
Doubts you.
Confie em si mesmo,
Mesmo que o mundo inteiro
Duvide de você.
*
Just one smile
Immensely increases
The beauty of the universe.
Só um sorriso
Já aumenta imensamente
A beleza do universo.
*
Transcend yourself
To see
What you truly can become.
Transcenda a si mesmo
Para ver
No que você de fato pode se tornar.
*
Nothing is difficult.
This is what you should think
Before you do anything.
Nothing is easy.
This is what you should feel
Before you say anything.
Nada é difícil.
Isso é o que você deveria pensar
Antes de fazer qualquer coisa.
Nada é fácil.
Isso é o que você deveria sentir
Antes de dizer qualquer coisa.
*
Wait for tomorrow
To think tomorrow’s
Thoughts.
Espere pelo amanhã
Para pensar os pensamentos
De amanhã.
*
Today I must dive deep within
And know what I came
To this earth-stage for.
Hoje devo mergulhar fundo
E descobrir por que
Eu vim para o palco-mundo.
*
Life’s perfection-road
Is very long,
But the journey is richly rewarding.
A estrada-perfeição da vida
É bem longa,
Mas a jornada é muito recompensadora.
*
Every second a seeker can start over,
For his life’s mistakes
Are initial drafts
And not the final version.
A todo segundo um buscador pode recomeçar,
Pois os erros da sua vida
São rascunhos iniciais,
E não a versão final.
*
One life of self-control
Can and will save
Millions of other lives.
Uma vida de auto-controle
Pode e conseguirá
Salvar milhões de outras vidas.
*
Silence refutes
All arguments.
O silêncio vence
Toda discussão.
*
Have little,
Need less:
This is the way
To inner peace.
Tenha pouco,
Precise de menos:
Esse é o caminho
Para a paz interior.
*
The Beauty
Of God’s Compassion
Takes my breath away.
A Beleza
Da Compaixão de Deus
Arrebata meu alento.
*
We have so many divine things
To accomplish
Before the suns of our lives
Go to sleep for good.
Temos tantas coisas divinas
A realizar
Antes que o Sol das nossas vidas
Durma para sempre.
*
A man can be
Ordinary,
But his dreams can be
Extraordinary.
Um homem pode ser
Comum,
Mas seus sonhos podem ser
Extraordinários.
*
It is the immortality of the soul
That has and is the power
To lift the burdens of humanity.
É a imortalidade da alma
Quem tem e é o poder para
Perdoar os erros da humanidade.
*
You do not have to blame temptation when it comes.
Just resist it!
Você não precisa culpar a tentação quando ela aparecer.
Resista-a!
*
A saint is a seeker
Who endlessly continued.
O santo é um buscador
Que continuou até o fim.
*
God’s Victory-Chariot beckons
Only those who want to be
Hero-warriors.
A Carruagem-Vitória de Deus chama
Apenas aqueles que desejam ser
Heróis-guerreiros.
by Patanga Cordeiro | Feb 14, 2015 | Perguntas e respostas
por Patanga Cordeiro
Essa é uma pergunta bastante comum para quem está interessado em aprender meditação e também para quem busca relaxar.
Do meu ponto de vista, a meditação e o relaxamento têm apenas um quesito em comum: a postura silenciosa. Em ambas o corpo deve ficar imóvel e livre de tensões desnecessárias. Mas, no caso do relaxamento, o objetivo final é justamente a libertação das tensões acumuladas do dia. A posição ideal é deitada. Já na meditação, o objetivo não tem relação com a tensão mental e física. A meditação é um uso intenso da força de vontade, num mergulho corajoso ao nosso interior mais recôndito. A posição ideal é em sentada com as costas eretas (ou em pé ou correndo, para praticantes avançados).
Qual delas é mais importante ou melhor? A resposta depende de você. Se seu dia a dia está ficando mais difícil por conta de dores físicas, tensão mental, postura, pressão social, então provavelmente o relaxamento irá lhe servir melhor, ao menos inicialmente.
Já a meditação eu poderia recomendar para quem tem sede interior, para quem não está satisfeito com a realidade que enxerga na sua própria vida e ao seu redor. Isso é porque ela justamente exige do aspirante toda a sua vigilância, prontidão e vontade de deixar para trás pensamentos, conceitos e tudo aquilo que descobrir na sua meditação ser um fardo desnecessário. É um instrumento de transformação e expansão.
Abaixo fica um texto de Sri Chinmoy, onde ele explica sobre deixar os olhos abertos durante a meditação. Dele acredito que possamos tirar um paralelo para nossa pergunta do título.
“Ao manter seus olhos fechados durante a meditação e entrar no mundo do sono, você pode ficar entretido com todos os tipos de fantasia. Sua imaginação fértil pode fazê-lo sentir que está entrando nos mundos mais elevados. Existem muitas maneiras de acreditar que está tendo uma meditação maravilhosa. Assim, é melhor meditar com os olhos semi-abertos. Desse modo, você vai ficar na raiz e no ramo mais alto ao mesmo tempo. A parte que tem os olhos meio abertos é a raiz, simbolizando a Mãe-Terra. A parte que tem os meio fechados é o ramo mais alto, o mundo da visão ou, digamos, o Paraíso. Sua consciência estará no nível mais elevado e também aqui na Terra, tentando transformar o mundo.
“Quando medita com os olhos semi-abertos, você está praticando o que é chamado de “meditação do leão”. Mesmo se estiver profundamente mergulhado em si mesmo, você vai enfocar sua atenção consciente tanto no plano físico quanto no subconsciente. Tanto o mundo físico, com seus ruídos e distrações, como o mundo subconsciente, o mundo do sono, o estão convidando. Entretanto, você está vencendo os dois. Você está dizendo: “Estou atento. Vocês não podem me levar para os seus domínios”. Já que os seus olhos estão parcialmente abertos, você não vai dormir. Assim, está enfrentando o mundo do subconsciente. Ao mesmo tempo, está controlando o plano físico, porque pode ver o que está acontecendo ao seu redor. “ – Sri Chinmoy, do livro Meditação
Não oferecemos aulas de relaxamento, mas, se tiver interesse, pode participar dos cursos de meditação.
by Patanga Cordeiro | Jan 30, 2015 | Aprendendo a meditar
Página nova
by Patanga Cordeiro | Nov 19, 2014 | Aprendendo a meditar, Meditação
perguntas feitas a Sri Chinmoy, do livro Meditação
P: Como podemos arranjar tempo para meditar num dia muito ocupado?
R: Temos 24 horas à nossa disposição, e arranjamos tempo para várias coisas durante o dia. O que nos impede de pensar em Deus por cinco ou dez minutos por dia? Temos tempo para comer, dormir, encontrar nossos amigos, ler o jornal ou assistir à televisão. Temos tempo para fazer qualquer coisa que consideramos importante. Assim, quando se trata de Deus, como podemos afirmar que não temos tempo?
Deus está suplicando para que nós pensemos nele. Se realmente nos importamos em agradar a ele, vamos arranjar tempo para pensar e meditar nele. Entretanto, se não considerarmos Deus importante na nossa vida, sempre estaremos ocupados demais.
…
Se a sua aspiração é realmente intensa, se Deus realmente vem em primeiro lugar na sua vida, então você pode facilmente ajustar sua vida exterior para ter tempo de meditar. A aspiração interior tem infinitamente mais poder do que os obstáculos exteriores. Se você usar a sua força interior, então as circunstâncias terão de se render à sua aspiração. Se quiser realmente meditar todos os dias, eu gostaria de dizer que a sua aspiração interior lhe dará o poder para isso. Obstáculos exteriores podem facilmente ser superados, porque a vida interior é a expressão viva do poder infinito. Diante do poder infinito, as barreiras exteriores têm a obrigação de se entregar.
Uma vida espiritualmente plena não é uma tarefa fácil. Mas uma vida materialmente satisfeita é uma tarefa impossível.
by Patanga Cordeiro | Oct 22, 2014 | Meditação, Perguntas e respostas
trechos do livro Meditação (saiba mais), de Sri Chinmoy
P: Como posso evitar pegar no sono depois de meditar por cinco minutos?
R: Em primeiro lugar, antes de começar a meditação, inspire profundamente algumas vezes. Em cada respiração, tente sentir que um fluxo de energia está entrando em você. Tente sentir, então, que está inspirando através de diferentes partes do seu corpo: olhos, ouvidos, testa, ombros, o topo da sua cabeça e assim por diante. Sinta que cada um desses lugares é uma porta, e ao inspirar sinta que está abrindo essa passagem. Nessa hora, a energia virá da Consciência Universal.
Então, procure invocar o aspecto de poder do Supremo. Não suplique por paz ou luz. Procure apenas trazer o poder divino à tona ou das alturas. Esse poder divino vai fazer com que você sinta que o seu corpo está ardendo em febre, embora você não esteja febril, e imediatamente se sentirá repleto de energia. Você também pode imaginar um campo ou uma floresta verdejante, e sentir que está passeando por esse lugar. Então, mesmo que esteja cansado, vai se sentir cheio de energia.
Você também pode se beliscar o mais forte possível, e tentar sentir que outra pessoa o está beliscando. Ao se beliscar, precisa saber que é o seu ser consciente que está beliscando o seu ser inconsciente. Mas você tem de sentir que é outra pessoa que o está beliscando.
Outra técnica é repetir o nome do Supremo o mais rápido possível. Com imensa concentração, veja quantas vezes consegue repetir “Supremo” em cada respiração. O poder dentro da recitação do nome vai inundar o seu ser inteiro e você vai sentir um novo fluxo de energia de vida.
No momento da meditação, procure sempre sentir dentro de si mesmo um movimento progressivo e dinâmico, mas não agressivo. Se houver um movimento dinâmico e progressivo, você não vai cair no sono. Dentro de si mesmo, sinta que um trem está acelerando em direção ao seu destino. Sinta que você mesmo é um trem expresso com apenas um destino. O maquinista está constantemente repetindo o nome de Deus para obter energia, força, vigor e todas as qualidades divinas. Um trem expresso só pára na estação final, o fim da jornada dele. Durante o percurso, ele simplesmente não pára. Sua meta será alcançar ou atingir uma meditação profunda.
P: Às vezes, parece que passo o tempo todo tentando me manter acordado e acabo não meditando.
R: Letargia e sono aparecem na meditação porque está faltando interesse sincero. Se houver interesse sincero, não haverá nenhuma tendência para dormir. Quando um aluno quer ser o primeiro da classe, quando tem um interesse sincero, verdadeiro, ele estuda sem ser forçado pelos pais. Entretanto, alguns estudantes sentem que, se passarem nos exames, será mais do que o suficiente. Se esse é o sentimento deles, então eles não têm nenhum ímpeto de energia ou entusiasmo pelo trabalho escolar.
Para meditar, você precisa estar sempre disposto e entusiasmado. Se sentir que não pode meditar por meia hora, planeje meditar por dez minutos. O seu sentimento será: “Oh, só dez minutos. Posso fazer isso facilmente”. Se a sua meta estiver bem próxima, você empregará toda a sua energia. Se estiver muito longe, vai afirmar: “Oh, Deus! Ficar correndo na velocidade máxima por tanto tempo é impossível”. Mas qualquer pessoa consegue meditar por dez minutos. Se você tiver de correr vinte milhas, vai ficar morto de medo. Contudo, se perceber que a meta está dentro do seu campo de visão, você vai dizer: “Oh, consigo alcançá-la facilmente. Vou correr o mais rápido possível”.
by Patanga Cordeiro | Jul 14, 2014 | Histórias
Against one’s inner courage, death itself contends in vain.
Contra a nossa coragem interior, a própria morte luta em vão.
– Sri Chinmoy
Trilha sonora: por favor leia este texto enquanto escuta a gravação gratuita de Sri Chinmoy tocando órgão de igreja pela primeira vez na sua vida! Mais sobre ela no fim do texto.
CORAGEM, CORAGEM, CORAGEM!
Para quem ela falta, parece algo enorme, uma conquista gigantesca!
Mas não é! A CORAGEM é o nosso direito de nascimento! Veja bem, há um força espiritual que nos faz existir – sem ela, somos um monte de matéria estática, uma marionete sem um artista. Essa força é TUDO. Sem o TODO o indivíduo não existe. É como falar que somos todos parte de Deus. É claro que somos! Existe algum lugar onde Deus não está? Se você encontrasse algo sem Deus, aquilo imediatamente passaria a fazer parte de você, dos seus pensamentos e, portanto, de Deus.
E, se o nosso Criador é todo Coragem, assim como ele é Beleza, Perfeição, etc, a Coragem é nosso direito de nascimento… os filhos herdam as posses dos pais!
Courage is the most devoted servant of one’s own faith in oneself and God.
Coragem é o mais devotado servo de nossa fé em nós mesmos e em Deus.
– Sri Chinmoy
CORAGEM e CAPACIDADE
Coragem e capacidade são coisas distintas! Uma coisa é conseguir fazer, outra coisa é saber o que fazer, e a terceira coisa é ter a coragem.
Honestamente, já não sabemos o que fazer em qualquer situação (pensemos bem)? Ou já não temos capacidade para agir (pensemos de novo)? Ou, na verdade, só não temos a CORAGEM para fazer o que é certo? (seja honesto(a))
A coragem é exatamente aquilo que usamos quando vamos entrar na piscina. Tudo está certo, falta só entrar na água geladinha!
Uma vez que tomamos a coragem e mergulhamos, saímos nadando, e a água nem parece fria – na verdade, é uma delícia!
A CORAGEM não é algo que temos que POSSUIR! A CORAGEM temos apenas que EXERCITAR! É igualzinho pular na piscina! Ninguém está pronto para pular na piscina! Só respiramos fundo, 1, 2, 3… e pulamos! A satisfação é nossa!
CORAGEM E CAPACIDADE SÃO COISAS DISTINTAS
A música que sugeri ouvirmos enquanto lemos esta página é Sri Chinmoy, já com 55 anos de idade, tocando pela primeira vez um instrumento musical – e, na verdade, em uma performance pública. Foi a primeira vez que se sentou diante de um órgão. Entendeu a mensagem!?
There is no other way to please your inner self than to be, yourself, a perfect emblem of courage.
Não há outra maneira de agradar o seu Eu interior senão ser, você mesmo, um perfeito emblema da coragem.
– Sri Chinmoy
CALL HAS COME, CALL HAS COME, LORD SUPREME’S CALL
(a faixa gratuita 27 é a gravação da música com essas palavras)
(partitura)
Sri Chinmoy reconta uma história onde Sri Ramakrishna subia ao telhado da sua moradia e chorava e chamava por seus discípulos que ainda não tinham conhecido o Mestre. Esses discípulos estavam destinados a vir até o Mestre, mas a ignorância os estava impedindo. Certamente, algumas dessas almas destinadas a encontrarem um Grande Mestre como Sri Ramakrishna não o encontraram e ficaram chafurdando no lodo do mundo exterior de prazer, conforto, apego, vazio interior e insatisfação.
Sri Ramakrishna teve a coragem de subir ao telhado e ser chamado de louco por quem não o compreendia em sua sabedoria divina. Ele teve os frutos da sua ação.
Os discípulos dele que o encontraram e tiveram a coragem de fazer aquilo que era certo para eles se tornaram imortais na história da humanidade, sendo conhecidos como santos, ou mais ainda (como Swami Vivekananda). Eles também tiveram frutos.
E os discípulos que não tiveram a coragem para encarar os desafios e transcender a “vidinha” ficaram no lodo das emoções, dúvida e satisfação superficial e vazia das tentações. Também eles se depararam com os frutos da sua falta de coragem.
Nota pessoal: enquanto escrevo, rezo humildemente pela Graça do Divino, para que a minha vida nunca passe em vão por falta de coragem! Afinal, a Perfeição também é um direito de nascimento – esforcemo-nos por ela!!!
Gift of sight:
Universal beauty.
Gift of night:
Universal peace.
Gift of humanity:
Universal sorrow.
Gift of divinity:
Universal smile.
-Sri Chinmoy, Three Hundred Sixty-Five Father’s Day Prayers, Agni Press, 1974
by Patanga Cordeiro | Jun 27, 2014 | Meditação, Perguntas e respostas
por Patanga Cordeiro
É muito comum que nós buscadores procuremos livros e comecemos a sua busca alimentando a mente com pensamentos e ideais divinos.
(Sugestão: leia livros de verdadeiros Mestres espirituais realizados ou de devotos muito avançados.)
Mas a busca não é algo prático? De que adianta ler coisas? Devemos praticar, não?
Claro que sim! Mas até mesmo grandes Mestres, como Sri Ramakrishna, que era praticamente analfabeto, conheciam os livros de tanto ouvir e contar as histórias neles contidas.
A meditação não acontece na mente. Isso é fato.
Mas se nós não alimentarmos a mente corretamente – isto é, com o conhecimento e luz corretos – a mente pode se tornar nossa inimiga! Após algumas mal-sucedidas tentativas de meditar, podemos começar a pensar que não nascemos pra isso, que não estamos fazendo nada certo… Mas, ao ler os ensinamentos do nosso Mestre (ou até mesmo de outro, em alguns casos – é comum no início), podemos nos deparar com o fato de que no princípio todos passaram por dificuldades similares, e até que os próprios Mestres passaram por isso durante a sua busca. Swami Vivekananda, por exemplo, passou por meses de “aridez espiritual”. Quem já passou por dias assim sabe como é difícil – tudo parece sem valor, não sentimos nada em nosso coração. Mas passa.
Assim, a leitura não irá nos trazer a realização última. Mas ela nos ajudará indiretamente, ao trazer orientação e serenidade para a nossa mente e indicar boas práticas para um buscador. Num momento de “aridez espiritual”, você pode ler algo que fará as suas lágrimas psíquicas verterem como uma fonte de aspiração.
Você estudou livros sobre Deus e disseram-lhe que Deus está em todos. Mas não realizou Deus em sua vida consciente. Para você, isto é tudo especulação mental. Mas, quando se é Deus-realizado, sabe-se conscientemente o que Deus é, com que Ele Se parece e o que Ele deseja. Quando alcança a Auto-realização, você permanece na Consciência de Deus e fala com Deus face a face. Você vê Deus no finito e no Infinito, vê Deus como pessoal e impessoal. Isto não é alucinação mental nem imaginação, é realidade direta. Essa realidade é mais autêntica do que a visão que tenho de você diante de mim. Quando alguém fala com um ser humano, há sempre um véu de ignorância – escuridão, imperfeição, desentendimento. Mas entre Deus e o ser interior de alguém que O realizou, não pode haver ignorância e nem véu algum. Portanto, poderá falar com Deus mais claramente, mais intimamente, mais abertamente do que com um ser humano.
– Sri Chinmoy, o Mestre e o Discípulo
by Patanga Cordeiro | Jun 27, 2014 | Aprendendo a meditar, Meditação
por Patanga Cordeiro
Você é todo beleza, todo eterna beleza,
Onde quer que eu pouse meus olhos.
Pergunto: Você sempre bebe o néctar
De sua Forma-Existência
Que jaz à vista de meus olhos?
As ondas de melodia
E as doces e melodiosas canções
Que criam ressonância sublime,
Ó Amado, Você as ouve
Através dos meus ouvidos?
– Sri Chinmoy, a Fonte da Música
Entoar mantras é uma prática ancestral. Há um ramo da prática espiritual chamado de mantra yoga. Certas tradições do passado não possuem mais valia hoje e devem ser transformadas. Mas, se Mestres do passado ensinaram esse tipo de prática, devemos dar ouvidos e verificar se ainda possui significado.
E descobriremos que entoar mantras ainda hoje possui grande significado. Mestres modernos como Sri Ramakrishna e Sri Chinmoy até mesmo usaram canções mântricas, que podem ser cantadas ao invés de simplesmente entoadas. Essas canções possuem ainda mais valor, pois a melodia com a qual o mantra foi imbuído adiciona uma dimensão extra, uma densidade espiritual maior.
O dicionário possui o significado de muitas palavras. Mas um mantra vai além do significado associado pelo dicionário. Ao entoar um mantra, a realidade interior ressoa em nós. Nossa realidade interior reage e vibra e vem à tona com o entoar dos mantras. É diferente de pensarmos em algo. A realidade em si é que vibra com o mantra. Mesmo sem sabermos o significado de um mantra, obtemos o resultado com o seu entoar. (E é por isso que só podemos entoar mantras reais e não “inventados”)
Eu mesmo dificilmente “entoo” mantras. Normalmente, quando o faço, uso o mantra “Supreme”. Supreme é como Sri Chinmoy se refere a Deus em Seu Aspecto Auto-Transcendente, e também como um filho se dirige ao Pai – não simplesmente chamando-o de senhor, mas sim de “papai”.
(Se você tem interesse em entoar mantras, sugiro o “mantra japa”, descrito no livro Meditação)
Mas eu gosto muito de “cantar” mantras! As canções mântricas são tão belas, lentas ou rápidas, alegres ou solenes, mas sempre sublimes!
Ao invés de explicar, sugiro que você mesmo tenha a experiência. Cante várias vezes essas canções, até decorá-las. E cante-as durante o seu dia, antes da sua meditação, no caminho para o trabalho e mesmo em silêncio, dentro de si, quando não puder cantar.
Deixo aqui algumas gravações sugeridas. São todos muito fáceis.
(página de downloads dos mantras, no fim da página)