Por que usar incenso, flores e velas para meditar?
Pergunta:Porque você usa flores e queima incenso quando medita?
Sri Chinmoy:Existem pessoas que dizem não ser necessário ter flores à nossa volta enquanto meditamos. Elas dizem: “A flor, o lótus de mil pétalas, está dentro de nós.” Mas a flor material nos lembra pureza e divindade. Quando você a olha, ganha um pouco de inspiração.
Acontece o mesmo com a chama da vela. Não é ela própria que nos inspirará, mas sim a chama interior. Mas quando vemos a chama exterior imediatamente sentimos que a chama no nosso ser interior está sendo alimentada e indo alto, mais alto, altíssimo. E quando sentimos o cheiro de incenso, conseguimos talvez um pouco de inspiração, somente um pouco, mas essa inspiração e purificação podem ser juntadas ao nosso tesouro interior.
Meditation: Humanity’s Race and Divinity’s Grace 1, p. 47 – 48
Pergunta:Por que é necessário que tenhamos flores, incenso e tudo o mais para meditarmos?
Sri Chinmoy: Quando oferecemos flores, quando queimamos incenso, acendemos velas ou tomamos banho, convencemos nosso físico de que estamos fazendo algo. A vida exterior e a interior devem caminhar juntas, mas a exterior não é o nosso objetivo. O objetivo é a nossa aspiração interior, a chama crescente dentro de nós. Devemos estar atentos à nossa aspiração e então constantemente ir ao nosso interior e voar para o mais alto nível de nossa consciência.
Flores, incenso e banho antes da meditação nos ajudam a ter pureza. A pureza do corpo é da maior importância na vida espiritual. É nessa pureza que habita a respiração de Deus. Se faltar pureza física será simplesmente impossível para o Divino respirar dentro de você. A pureza requer limpeza no corpo. Àquilo que chamamos de limpeza no mundo exterior, chamamos de pureza no mundo interior. Portanto, antes de começar a meditar, não importa quando você medite, tome uma ducha ou lave seus olhos, orelhas, nariz e pés com água fria, e se possível use flores e incenso para criar uma atmosfera de pureza.
Meditation: God Speaks and I Listen 1, p. 22
________________________________________
Textos da série perguntas e respostas sobre meditação

Patanga começou a prática diária de meditação aos 19 anos de idade sob a orientação de Sri Chinmoy. Encarando a meditação como uma das facetas da vida, a corrida, música, jogos de tabuleiro, escrever, emprego e amor ao próximo foram surgindo — e algumas bastante desafiadoras, como a ultramaratona de 10 dias de duração.
Ele trabalha como servidor público e desde 2003 é professor voluntário nos cursos de meditação do Centro Sri Chinmoy, dando aulas também na USP, Unicamp, UFPR, UFSCar, BB e CEF.