Curso de meditação para instrutores, professores e alunos de yoga

 


Convidamos você para o curso (realmente) gratuito de meditação que acontecerá em breve

Leia mais sobre o curso e inscrições abaixo.

Aulas de meditação para professores, instrutores e praticantes de yoga

Em breve iniciaremos as turmas dos cursos de meditação para instrutores de yoga. Outros professores e também alunos de yoga iniciantes e avançados são bem-vindos a participar. Ajude a divulgar para seus colegas professores e outras escolas de yoga, para fecharmos a turma o mais cedo possível e começarmos o curso.

O curso é estruturado, terá 4 aulas de duas horas de duração, à noite nos dias de semana ou durante o dia nos fins de semana (a definir). Faremos uma turma a distância para quem não mora em SP. O curso em SP será presencial, na Vila Mariana, com fácil acesso ao metrô linha verde, azul e lilás.

O instrutor do curso será Patanga Cordeiro. Ele considera que o único currículo que vale mencionar aqui é que ele é aluno de Sri Chinmoy e que pratica a meditação diariamente há mais de vinte anos sem nunca ter faltado um dia. Ele deve ter encontrado algo “razoavelmente”bom na meditação, certo?

Durante o curso daremos ferramentas e inspiração para que elevem o padrão e prática da sua meditação em conjunto com a sua prática ou ensino de yoga.

O propósito deste curso é divulgar a meditação como uma prática significativa e real, e inspirá-los na sua própria busca espiritual. Somos voluntários e sentimos imensa alegria em poder compartilhar nosso tempo com buscadores e pela oportunidade de estar a seu serviço. Por isso, o curso é totalmente gratuito, sem pegadinhas – mas é um curso sério, para quem se dispõe a praticar com afinco. Podemos oferecer certificado a quem precisar, gratuitamente.

Se quiser saber mais sobre os temas do curso, leia mais logo depois do formulário de inscrição.

Inscrições

Se quiser participar do curso gratuito de meditação para professores, instrutores e alunos de yoga, use o nosso formulário de inscrição a seguir.

"*" indicates required fields

Não compartilharemos seus dados com ninguém.
Política de dados*
Sou*

Newsletter*
Enviada gratuitamente por whatsapp, com vídeos, música, artigos, eventos presenciais (tudo gratuito), novos livros, respostas às suas perguntas e +. Não bloqueie nosso telefone ao receber a newsletter. Lembre-se que foi você quem se inscreveu pedindo para receber! : )
Gostaria de ler o livro Meditação*
O livro Meditação de Sri Chinmoy é o melhor que conhecemos, e recomendamos sua leitura antes mesmo do curso começar. Não lucramos com as vendas. Recomendamos o livro sinceramente a todos os buscadores. O livro custa R$40 com o cupom de desconto que enviaremos.

Assim que tivermos o curso marcado entraremos em contato. O curso acontecerá nas próximas semanas, e será nos fins de semana ou durante as noites dos dias de semana.

“Quando a vida não está lhe dando alegria, mas você sente que quer alegria, isso significa que está espiritualmente faminto. Quando você estiver espiritualmente faminto, consumirá um alimento espiritual. Quando não estiver com fome, não irá comer. Durante quinze ou vinte anos, você não se importou sincera ou intensamente com a vida espiritual. Já que não meditou por tantos anos, se pular de uma só vez no mar da espiritualidade, não vai conseguir nadar. Você não pode mudar a sua natureza da noite para o dia, mas sim de forma lenta, contínua e gradual. Primeiro entre na água, e gradualmente vai aprender a nadar. No final, chegará uma hora em que você será capaz de nadar bem. Todavia, uma vez que tenha fome interior, isso quer dizer que está pronto para começar a nadar.”

– Sri Chinmoy, Meditação

Temas das aulas de meditação para os instrutores de yoga

Melhorar a meditação após a prática de yoga

A diferença entre meditação e relaxamento

Dicas práticas para meditar bem

Perguntas e respostas de acordo com a sua prática – durante o curso ouviremos cada um dos alunos em suas questões e experiências.

A meditação como uma prática diária independente do yoga

Erros comuns e dificuldades enfrentadas

Como organizar a sua prática de meditação em casa

Música para meditação durante a aula de yoga e mantras para entoar (japa yoga)

Dicas para a meditação em grupo

O papel das experiências espirituais

Como os exercícios, asanas e pranayama de hatha yoga e outros esportes podem auxiliar na meditação

Os aspectos espirituais da meditação – abordaremos os yogas de realização: jñana yoga, bhakti yoga, karma yoga. Não entraremos nos aspectos do kundalini yoga, devido às contraindicações possíveis.

Como a meditação afeta o seu dia a dia e como o dia afeta a sua meditação

Dieta, álcool e drogas, e hábitos recomendados

Meditação e religião são independentes

Caminhos e Mestres espirituais realizados. Como encontrar um Caminho / como reconhecer um Mestre espiritual verdadeiro.

Nossas histórias e inspirações pessoais da nossa vida espiritual.

Durante o curso não abordaremos o hatha yoga

Para se inscrever, preencha o formulário na caixa azul ao lado / acima. Divulgue esta página para todos os seus colegas professores e alunos de yoga, seus familiares, etc.

Yoga e religião

Pergunta: Você acredita que todas as religiões levam à mesma verdade, ainda que tomando estradas diferentes?

Sri Chinmoy: Sim, absolutamente. Concordo plenamente que todas as religiões levam a uma verdade, a Verdade Absoluta. Existe uma Verdade. Existe apenas uma Meta, mas há vários caminhos. Cada religião está certa da sua própria maneira. Contudo, se uma religião diz que ela é a única religião, ou que é a melhor de todas, acharei difícil concordar com essa religião. Se uma religião diz: “A minha religião é verdadeira. A sua religião é igualmente verdadeira,” então concordarei plenamente. Mas, se eu disser que o nosso hinduísmo é a melhor de todas, e que o seu cristianismo não é nada comparado com o hinduísmo, serei o maior dos tolos neste mundo. Se eu disser “Se você aceitar a minha religião, eu o levarei até a Meta mais rapidamente,” e tentar convertê-lo à minha religião, estarei mais uma vez cometendo um erro gigantesco.

Cada religião está certa. A religião é uma casa. Eu tenho de viver na minha casa. Você tem de viver na sua. Eu não posso ficar na rua, e nem você pode. Mas chega o dia em que ampliamos a nossa visão. Sentimos que além dos limites dos ritos e rituais da religião jaz uma Meta mais elevada. Então, o que fazemos? Tentamos aperfeiçoar a imperfeição que há na religião. O resultado é que imediatamente entramos em conflito com os fanáticos. Ou descobrimos que não conseguimos mudar as regras e cânones da religião, e ficamos tristes. Contudo, ao viver uma vida espiritual, a vida interior, não conflitamos com qualquer religião. Aqueles que desejam seguir uma religião devem fazê-lo. Mas aqueles que desejam uma Meta ainda mais elevada, Yoga, a união consciente e constante com Deus, devem seguir o caminho do Yoga. Então, através da nossa unicidade com Deus, diremos que o mundo inteiro é nosso. Cada ser humano é nosso irmão ou irmã. Quando você mergulha no campo do Yoga e quer realizar a Verdade altíssima, a Verdade absolutamente altíssima, posso dizer que estará acima da sua religião. Isso quer dizer que se não quiser seguir a sua religião ou qualquer outra religião, estará livre para fazê-lo, pois você está clamando pelo Altíssimo de uma forma especial. A despeito das respectivas imperfeições, a sua religião e a minha religião buscam a mesma Meta. Agora você sente que possui um tremendo anseio interior para alcançar o Altíssimo sem se envolver com as ditas imperfeições da sua religião, da minha ou das outras. Naturalmente, você tentará alcançar a sua Meta sem nos perturbar, sem perturbar os outros e, ao mesmo tempo, você mesmo não será perturbado.

Pergunta: Há alguma diferença entre uma religião e outra? O Yoga exige abdicar de toda religião?

Sri Chinmoy: Não há diferença fundamental entre uma religião e outra, pois cada religião incorpora a Verdade última. Assim, o Yoga não interfere com qualquer religião. Qualquer um pode praticar Yoga. Tenho discípulos que são católicos, protestantes, judeus, etc. Pode-se praticar Yoga independentemente da sua religião. Se alguém conhece o hinduísmo, por exemplo, ele poderá ter medo de aceitar o catolicismo, e vice-versa. Mas o aspirante verdadeiro que mergulhou na espiritualidade e Yoga não verá dificuldade em permanecer na sua própria religião. Digo aos meus discípulos que não devem abandonar suas religiões. Permanecendo nas suas religiões e praticando a vida e disciplina espirituais eles serão capazes de ir mais rápido, pois suas religiões lhe darão segurança constante no que estão fazendo e confirmarão o que praticam de verdade nas suas vidas. Por isso eu sempre digo aos meus alunos que devem manter suas religiões, pois o Yoga não exige a renúncia de qualquer religião.

Livro sobre meditação

meditacao livro indicado

Durante curso, levaremos alguns livros recomendados. Mas vocês também podem encontrar todos os livros nesta página. Nossa recomendação número um de livro para quem quer aprender meditação é o manual de meditação.