O que esperar de um livro de meditação ou espiritualidade?
O inesperado. Se você está buscando, sabe que aquilo que procura está além do seu alcance momentâneo e da sua compreensão. Um Mestre espiritual não vem ao mundo para contar histórias já conhecidas. Ele vem para reescrever a história espiritual da humanidade. Alguns conceitos são eternos, e ele os mantêm. Outros precisam de revisão, de acordo com a época e a evolução do mundo, e o Mestre os transforma sem titubear.
Não espere dos livros sobre meditação de um Mestre espiritual que ele escreva sobre os conceitos que você já conhece, nem leia aguardando que ele o deixe seguro sobre as suas próprias convicções pré-estabelecidas. O Mestre existe para elevar a sua consciência, não para concordar com seus preconceitos e ideias consolidadas. Quanto mais ele “tirar a sua base”, em melhor situação você estará para fazer progresso. Lembre-se da história do professor zen que, ao ser indagado por um buscador sobre ensinamentos, começou a encher uma xícara com água. Quando chegou ao fim, continuou despejando a água, que transbordou copiosamente. A mente do buscador, quando cheia, não permite que o novo lá se acomode. Faz parte esvaziar o nosso receptáculo para que uma nova luz, maior e mais luminosa, possa em nossa mente se aninhar.
.
Superando dificuldades
Para quem tem problemas com ansiedade, depressão, etc, podemos recomendar a leitura deste livro como auxílio à sua terapia.
O livro ASAS DA ALEGRIA é um manual sobre como viver – como manter a alegria, descobrir dinamismo, dobrar o entusiasmo e afastar o medo, insegurança e dúvida. Esses livros têm sido presentes de aniversário para muitas pessoas, pois trata de temas universais. A edição norte-americana já está na sua 17ma edição!
Começando a meditar – a importância dos livros e +
Qual autor ou livro de meditação e espiritualidade eu escolho
Essa pergunta é, na verdade, a mais simples de se responder (mas você vai ter de se esforçar para praticar a resposta). O autor de um livro de meditação pode ser de quatro tipos, do menos (infelizmente, acontece) para o mais elevado:
- FALSO – o autor não pratica com sinceridade e escreve como uma forma de auto-afirmação. Sua vida interior é vazia, e ele busca fama ou dinheiro para tentar enganar a si mesmo sobre esse fato. Fique longe! Talvez não seja de forma consciente, mas este autor pode lhe causar mal-estar, tirar a sua fé na espiritualidade, ou simplesmente desperdiçar o seu tempo precioso ao ler seus livros.
- BOA VONTADE – este autor faz diversas coisas boas, e tenta ser de auxílio para as outras pessoas, mas não tem ainda a iluminação interior necessária para decididamente transformar a consciência dos seus leitores. Contudo, muitas vezes, esses livros podem nos ajudar com inspiração e nos dar vontade de seguir em frente até encontrarmos algo mais elevado. Alguns livros sobre Yoga, com comentários sobre prática espiritual, às vezes encontram-se nesse patamar.
- BUSCADOR AVANÇADO – o autor do livro está realmente seguindo uma vida espiritual e avançado em direção à Meta. Ele passou por inúmeras experiências, e sua vontade de escrever não é nada senão uma forma de serviço, no sentido de acelerar o progresso dos seus irmãos e irmãs buscadores. Suas experiências são reais e ele compartilha da inspiração e aspiração que guarda em seu coração, fruto da sua própria prática espiritual e das experiências que o Supremo lhe concedeu. Este livro pode ser de ajuda real para um buscador.
- O MESTRE REALIZADO – no caso de um livro sobre meditação escrito por um Mestre realizado, o real autor não é ninguém, senão o próprio Supremo. Um Mestre não precisa de nada para si e age por conta de sua entrega incondicional à Vontade Divina, e, portanto, todas as suas ações são simplesmente ações do Altíssimo. (Conhecemos o que disse o Cristo: “Eu e meu Pai somos Um.”) Todas as palavras suas ficam imbuídas de consciência espiritual, e mesmo se você não compreender mentalmente os conceitos, sua mente vai se preencher com a luz que permeia os escritos.
Segundo minhas leituras dos livros de meditação de Sri Chinmoy, posso sugerir, além do próprio Sri Chinmoy, os Mestres: Sri Ramakrishna, Swami Vivekananda, o Cristo (novo testamento), o Senhor Buddha, Sri Krishna, Sri Chaitanya, Sri Aurobindo e Ramana Maharshi. Em Sri Chinmoy Library, vocês podem ler algumas histórias sobre alguns desses Mestres (use a função de busca dentro do site)
Sugestões de livros sobre meditação
Por causa da demanda por um material mais abrangente e ao mesmo tempo mais preciso, escolhemos traduzir os livros Meditação e As Asas da Alegria. A editora Pensamento gostou dos títulos e resolveu publicar em grande escala.
São ótimos para aprender a meditar e para adquirir inspiração duradoura para os desafios do dia-a-dia. Eles são também os livros que recomendamos como texto para os cursos.
As Asas da Alegria
Seja sincero em seus pensamentos,
Seja puro em suas emoções.
Você não precisá correr atrás da felicidade.
A felicidade virá até você.
Este livro foi a tradução que eu mais gostei de fazer. Fiz até bem rápido, porque o livro flui entre os capítulos, desde Paz até Luz. Cada um trata de uma qualidade, com discursos e aforismos permeando as páginas. Em alguns, você pode encontrar também exercícios, como o seguinte, do capítulo Amor:
Você pode ser mais receptivo ao amor divino sentindo diariamente que a sua Fonte é toda Amor, que você está aqui na Terra para oferecer constantemente, em ação e pensamento, o amor que já possui. A cada momento surgem muitos pensamentos, e, portanto, você pode oferecer o seu amor através de cada um deles. Também, sempre que fizer algo, sinta que a ação é tão somente uma expressão do amor. Enquanto pensa e age, se puder sentir que oferece amor à humanidade, para o restante do mundo, você será mais receptivo ao Amor universal. – Sri Chinmoy
Esse é um dos livros de Sri Chinmoy mais vendidos mundialmente, tendo várias edições e traduções para as mais diversas línguas. Eu tenho uma em italiano que é bem bonita!
Os capítulos do livro são:
Vivendo em Alegria, Meditação: A Chave para a Vida Interior, Veneno-Dúvida e Fé-Néctar, O Herói-Coragem e o Adversário-Medo, A Jóia da Humildade, Da Preocupação à Confiança, O Poder do Amor, Da Febre-Inveja ao Coração-Unicidade, Dois Céleres Corredores – Alegria e Entusiasmo, A Descida da Compaixão, Cultivando a Árvore-Paciência, O Alento de Uma Nova Esperança, Paz: o Retorno à Fonte, Amigos por Toda a Vida – Simplicidade e Sinceridade, As Flores Alvas da Pureza, A Dança da Luz, As Asas da Alegria
Meditação
A Perfeição-Homem na Satisfação-Deus
Houve um tempo em que eu o amava, ó meu mundo do pensamento.
Mas agora eu amo a beleza de uma mente silenciosa e a pureza de um coração grato.
Este é o livro mais interessante que conheço para quem está aprendendo a meditar ou gostaria de se aprofundar mais. Foi o primeiro livro que eu li sobre meditação. O livro é organizado em capítulos, cada um deles com discursos, perguntas e respostas sobre o assunto tratado, exercícios práticos e aforismos e afirmações relacionados.
De forma simples e objetiva, o livro possui uma linguagem fácil de se compreender mesmo para aqueles que ainda não praticam a meditação. Exercícios práticos, disciplina espiritual, dicas e perguntas e respostas; o autor coloca em prática aquilo que conhece como poucos, e faz com que a leitura do livro em si se torne uma forma de meditação.
Todo o estoque das livrarias já foi vendido, mas ele pode ser adquirido durante os nossos cursos.
Segue uma pergunta e resposta:
P: Estou buscando mais alegria em minha vida, mas não me sinto confiante em mergulhar na meditação para consegui-la.
R: Quando a vida não está lhe dando alegria, mas você sente que quer alegria, isso significa que está espiritualmente faminto. Quando você está espiritualmente faminto, vai consumir alimento espiritual. Quando não estiver com fome, não vai comer. Durante quinze ou vinte anos, você não se importou sincera ou intensamente com a vida espiritual. Já que não meditou por tantos anos, se pular de uma só vez no mar da espiritualidade, não vai conseguir nadar. Você não pode mudar a sua natureza da noite para o dia, e sim devagar e sempre, aos poucos. Primeiro entre na água, e gradualmente vai aprender a nadar. No final, chegará uma hora em que você será capaz de nadar bem. Todavia, uma vez que tenha fome interior, isso quer dizer que está pronto para começar a nadar. – Sri Chinmoy
Os capítulos do livro são:
1) Meditação: a linguagem de Deus, 2) Primeiro, o mais importante: como começar, 3) Dominando os fundamentos, 4) A mente silenciosa, 5) Seu coração espiritual: o lar da paz, 6) Concentração, meditação e contemplação: três passos para a plenitude, 7) Duas asas para voar: oração e meditação, 8) O poder do mantra, 9) Música e meditação: som e silêncio, 10) Receptividade: abrindo-se para a Luz, 11) Estou meditando bem?, 12) Mantendo a sua alegria, 13) Meditação diária: alimento para a alma, 14) Nunca desista!, 15) Meditação: a solução prática de seus problemas, 16) Meditação na prática: servindo aos outros, 17) O guru: seu professor particular, 18) Meditando como um discípulo de Sri Chinmoy, 19) Compreendendo suas experiências interiores, 20) Samadhi: o ápice da consciência divina
Outros livros de Sri Chinmoy
- Aqui deixo uma lista de 15 livros sobre meditação e espiritualidade, com links para quem quiser comprar pela internet.
Livros sobre meditação e espiritualidade de outros autores
- Vejam a lista selecionada de livros e autores espirituais.
A importância da leitura
É muito comum que nós buscadores procuremos livros sobre meditação e comecemos a sua busca alimentando a mente com pensamentos e ideais divinos.
Mas a busca não é algo prático? De que adianta ler coisas? Devemos praticar, não?
Claro que sim! Mas até mesmo grandes Mestres, como Sri Ramakrishna, que era praticamente analfabeto, conheciam os livros de tanto ouvir e contar as histórias neles contidas.
A meditação não acontece na mente. Isso é fato.
Mas se nós não alimentarmos a mente corretamente – isto é, com o conhecimento e luz corretos – a mente pode se tornar nossa inimiga! Após algumas mal-sucedidas tentativas de meditar, podemos começar a pensar que não nascemos pra isso, que não estamos fazendo nada certo… Mas, ao ler os ensinamentos do nosso Mestre (ou até mesmo de outro, em alguns casos – é comum no início), podemos nos deparar com o fato de que no princípio todos passaram por dificuldades similares, e até que os próprios Mestres passaram por isso durante a sua busca. Swami Vivekananda, por exemplo, passou por meses de “aridez espiritual”. Quem já passou por dias assim sabe como é difícil – tudo parece sem valor, não sentimos nada em nosso coração. Mas passa.
Assim, a leitura não irá nos trazer a realização última. Mas ela nos ajudará indiretamente, ao trazer orientação e serenidade para a nossa mente e indicar boas práticas para um buscador. Num momento de “aridez espiritual”, você pode ler algo que fará as suas lágrimas psíquicas verterem como uma fonte de aspiração.
Você estudou livros sobre Deus e disseram-lhe que Deus está em todos. Mas não realizou Deus em sua vida consciente. Para você, isto é tudo especulação mental. Mas, quando se é Deus-realizado, sabe-se conscientemente o que Deus é, com que Ele Se parece e o que Ele deseja. Quando alcança a Auto-realização, você permanece na Consciência de Deus e fala com Deus face a face. Você vê Deus no finito e no Infinito, vê Deus como pessoal e impessoal. Isto não é alucinação mental nem imaginação, é realidade direta. Essa realidade é mais autêntica do que a visão que tenho de você diante de mim. Quando alguém fala com um ser humano, há sempre um véu de ignorância – escuridão, imperfeição, desentendimento. Mas entre Deus e o ser interior de alguém que O realizou, não pode haver ignorância e nem véu algum. Portanto, poderá falar com Deus mais claramente, mais intimamente, mais abertamente do que com um ser humano.
Escolhendo um livro
É muito comum, especialmente quando começamos a buscar algo mais profundo na vida, que o primeiro passo seja a vontade de ler alguma coisa. Às vezes, é o contrário: lemos um livro, e isso nos inspira a buscar algo além.
Por isso, escolher um livro espiritual para leitura é um passo importante. Como de vez em quando me perguntam nos cursos acerca de qual livro sobre meditação comprar ou ler, então resolvi escrever um pouco aqui sobre o assunto, que é interessante. Se quiser ir direto para os livros sobre meditação recomendados e não estiver interessado nos porquês e comos, olhe os dois livros ao lado. São as minhas recomendações pessoais, escritos pelo meu Mestre, Sri Chinmoy. Se quiserem, podem ler reviews deles. Clique nos links para consultar o menor preço.
Livros sobre meditação – poesia espiritual
Além de conhecer mais livros sobre meditação, se quiser ler um pouco de poesia espiritual gratuita, acesse Poesia Divina. No site Sri Chinmoy Library vocês podem ler diversos escritos de Sri Chinmoy.
Ou veja mais 15 livros recomendados e relacionados com a meditação.
A Aventura da Vida
O livro Meditação, yoga e a arte de viver: a Aventura da Vida é um manual de espiritualidade moderno.
Desde meditação, passando por yoga, vida em família, espiritualidade no trabalho, dieta vegetariana e chegando ao destino do mundo e a paz mundial, o livro é a nossa recomendação número um para quem está começando sua jornada.
Ele custa aproximadamente R$34, e não lucramos de fato com as vendas – elas apenas diminuem os nossos custos com as atividades voluntárias.