by Patanga Cordeiro | Nov 7, 2024 | Textos do Patanga
Abaixo segue um resumo de uma pesquisa com os ensinamentos de Sri Chinmoy sobre como superar a raiva:
Se permitirmos que a raiva entre, ela roubará o nosso amor. Devemos ansiar interiormente para que a nossa aspiração profunda venha à tona e afaste a raiva. Temos de prestar atenção em quais qualidades constroem a nossa natureza.
Correr é uma ótima fora de se livrar da raiva e frustração. Você ficará cansado ou então a satisfação que obteve da corrida substitui a raiva.
Se a raiva é o problema, a solução é o amor. O mundo precisa de seus sorrisos, não da sua raiva.
A raiva pode ser substituída apenas pelo sentimento de unicidade inseparável.
Não adianta ter raiva das outras pessoas, pois elas são incapazes como nós. É como uma luta entre cegos.
Quando estiver cansado, você pode ficar frustrado por não conseguir fazer as coisas que precisa. Então a raiva aparece. Primeiro se reabasteça. As pessoas esperam inspiração, compaixão e outras qualidades divinas, principalmente se você for um líder.
Uma maneira de superar a raiva é dizer que a outra pessoa talvez esteja certa, depois que ela está certa. Que você talvez fizesse a mesma coisa, que certamente teria feito a mesma coisa. Repita três vezes.
A raiva vem da frustração. Se alguém diz que você está errado, mas na verdade a pessoa é que está errada, não tente se justificar. Em breve a compaixão das pessoas virá a tona. Se você sentir que está certo, sua raiva virá a tona e enfraquecerá seus nervos.
Quando a raiva vier, diga a ela que você só se alimenta de paz, e não poderá aceitá-la. O mesmo vale para o ódio – sinta que é algo que você não pode oferecer para ninguém, pois não interessa a ninguém.
A raiva vem da fraqueza. Quer dizer que a ignorância tomou conta do seu vital, mental ou físico. Às vezes começa com insegurança, apego. Então se torna frustração, e depois raiva.
Acalente a raiva e morra, ou liberte-se completamente dos outros. A raiva não permite que uma pessoa aja corretamente.
Lentamente e constantemente nos livramos da raiva. Não é verdade que sempre estará presente.
Quando falta unicidade é que a raiva aparece. É quando tentamos aperfeiçoar os outros antes de nos aperfeiçoarmos.
Quando sentir raiva, imediatamente pense nas coisas boas, na oração e meditação que você fez pela manhã.
A seguir está o texto fonte para o resumo que fiz. Ele foi traduzido automaticamente, então leia com parcimônia. Você sempre pode consultar o original se estiver em dúvida.
Pergunta: Poderia falar sobre a raiva?
Sri Chinmoy: A raiva é um grande obstáculo. O efeito posterior da raiva é a frustração e a depressão. Devemos considerar a raiva como um ladrão. A sua própria natureza é roubar. Temos amor dentro de nós e ele é o nosso tesouro. Se permitirmos que a raiva, o ladrão, entre em nós, ela roubará imediatamente o nosso tesouro interior. Quando isso acontece, temos de chamar imediatamente a polícia. Ou seja, quando a raiva nos assalta, temos de chorar interiormente para que a aspiração profunda venha ao de cima e afaste a nossa raiva. Se amamos alguém, não nos podemos zangar; mas, de momento, perdemos o nosso amor. Para recuperar o nosso amor, temos de chamar a nossa polícia da aspiração para salvar o nosso tesouro de amor mais precioso.
Mais uma vez, quando a raiva vem até nós, temos de sentir que é algo que nos está a quebrar. Viemos ao mundo para construir. Se construirmos algo, só então o mundo nos apreciará e admirará. Por isso, temos de ver quais as qualidades que constroem a nossa natureza. O amor e a paz constroem a nossa vida real; a raiva só destrói.
Pergunta: Como é que se deve lidar com a raiva?
Sri Chinmoy: Temos de vencer a raiva. Não estou a criticar ninguém, mas mesmo alguns grandes Mestres espirituais costumavam ter uma raiva inacreditável. Eram pessoas realizadas, mas por vezes a sua raiva era terrível, mesmo até ao último momento. Houve muitos, muitos, muitos grandes Mestres espirituais que expressaram uma raiva terrível.
Pergunta: Alguma hora nos livramos disso?
Sri Chinmoy: Alguns dos Mestres não conseguiram livrar-se dela. Na sua alma, coração e mente tinham compreendido Deus, mas a transformação da sua natureza era uma questão diferente. Muitos Mestres espirituais não conseguiram vencer a raiva e algumas outras fraquezas. Mas eles definitivamente tinham realizado Deus.
…
Sri Chinmoy, Ego e auto-complacência, Agni Press, 1977
Pergunta: A corrida pode ajudar a livrar-se da frustração e da raiva?
Sri Chinmoy: Correr é uma excelente maneira de se livrar da frustração e da raiva. Se está realmente zangado com alguém, vá e corra. Depois de um quilómetro ou mais, verá que a sua raiva desapareceu, ou porque está totalmente exausto ou porque a satisfação que ganha com o esforço físico substituiu a sua raiva.
…
Sri Chinmoy, The outer running and the inner running, Agni Press, 1984
6.
Ontem eu estava zangado com Deus.
Hoje estou zangado com a minha raiva.
O meu Senhor diz-me
Que se a raiva é o problema
Na minha vida,
Então a solução imediata
É o amor.
Sri Chinmoy, Vladimir Petrovsky: construtor de um novo firmamento do coração, Agni Press, 1998
Akrodha
Ausência de raiva
A vossa ausência de raiva prova que enxerga a Realidade de Deus à sua volta.
Esta é uma conquista que não pode ser explicada.
Nem sequer pode ser sentida corretamente.
Só pode ser amada espontaneamente.
Sri Chinmoy, O núcleo da Luz da Índia, parte 1, Agni Press, 1992
47562
O mundo precisa
Dos vossos sorrisos
E não da vossa raiva.
Sri Chinmoy, Setenta e sete mil árvores de serviço, parte 48, Agni Press, 2007
33583
A raiva pode ser substituída
Apenas com um sentimento genuíno
De inseparável unidade.
Sri Chinmoy, Setenta e sete mil árvores de serviço, parte 34, Agni Press, 2003
Pergunta: Guru, se uma pessoa espiritual fica zangada, essa raiva tem mais poder do que a raiva de uma pessoa comum?
Sri Chinmoy: Você é uma pessoa espiritual; tem estado a rezar e a meditar durante vários anos. Por isso, se te zangares com a tua mãe, naturalmente a tua raiva não será tão intensa. Mas a sua mãe não medita. Se ela ficar zangada contigo, a sua raiva será maior do que a tua. Mais uma vez, se uma pessoa espiritual tem estado a rezar por poder dinâmico e se o seu vital inferior não está completamente purificado, então, quando fica zangado, a sua raiva possuirá uma tremenda força destrutiva. Portanto, tudo depende da situação particular.
Sri Chinmoy, Ego e auto-complacência, Agni Press, 1977
Querida Ethel:
A sua carta era toda sobre a sua raiva. Tem a certeza de que a sua raiva é das mais rápidas. Eu desafio-a com um poderoso “Não!” Estudei a sua natureza. Quero dizer que o seu medo, especialmente o medo de Deus, é o mais rápido. Dizeis que, finalmente, descobristes que o vosso pior inimigo é a ira. A raiva não é o vosso pior inimigo. A dúvida, sem dúvida a dúvida, a dúvida de si próprio, é de longe o vosso inimigo superlativo. No entanto, não estou a dizer que a dúvida e o medo tenham causado a vossa raiva. Só digo que tens de prestar mais atenção à dúvida e ao medo.
Querias saber se as pessoas espirituais podem sentir raiva. Digo-vos que não só as pessoas espirituais, mas até os grandes Mestres espirituais podem ter raiva. Alguns compreenderam Deus, mas ainda têm de conquistar a sua natureza inferior. Até terem conquistado a sua natureza inferior, a cólera pode torturá-los, e tortura-os, na sua vida exterior.
Mais uma vez, devo dizer-vos que é extremamente difícil para os outros saberem se a raiva do Mestre espiritual é genuína ou se é apenas um fingimento inteligente. Por vezes, um Mestre sente que, ao expressar uma raiva tempestuosa aos seus discípulos, que ele considera serem os seus, pode destruir a sua ignorância-noite mais cedo do que se tivesse empregado qualquer outro meio. É verdade que, às vezes, ele pode expressar uma raiva animalesca. É igualmente verdade que a sua cólera é imediatamente seguida pela Compaixão-Fluxo. Esta sua Compaixão é puro Néctar. Bebam-no, bebam-no até ficarem satisfeitos. E eis que a vossa vida muda. Totalmente e para sempre.
Querida Ethel, a tua última pergunta é: como vencer a tua raiva? Há várias maneiras de vencer a sua raiva com sucesso e glória. Suponhamos que neste momento está zangada com o seu marido. A propósito, tenho a certeza de que se diverte quando chamo ao seu marido Sócrates e a si Xantipa do século XX. Sim, às vezes zangas-te, terrivelmente zangada, com o meu Sócrates. Quando isso acontece, a primeira coisa que tens de fazer é repetir em voz alta três vezes: “Talvez ele tenha razão, talvez ele tenha razão, talvez ele tenha razão”. Depois, em silêncio, repete três vezes: “Ele tem razão, ele tem razão, ele tem razão”. Depois diz em voz alta: “Neste caso, eu poderia ter feito o mesmo. Neste caso, eu poderia ter feito o mesmo. Neste caso, eu poderia ter feito o mesmo”. Depois, em silêncio, dizes: “Neste caso, eu também teria feito o mesmo. Neste caso, eu também teria feito o mesmo. Neste caso, eu também teria feito o mesmo”.
Nessa altura, a cólera perderá toda a sua fome de si e não terá qualquer interesse em devorá-la. Deixá-la-á, irá embora, irá embora. Deixá-la-á, irá bater à porta de outro.
Lançaste-te no caminho da espiritualidade, querida Xantipa; tens estado a meditar. Está a fazer bons progressos. Durante algum tempo, concentra-te apenas na Paz divina e deixa de lado todas as outras qualidades divinas. Durante a tua meditação, tenta fazer descer a Paz, sublime e sólida, do Alto. O teu inimigo é a cólera. O inimigo da raiva é a Paz. A raiva odeia abertamente a Paz. Se invocares a Paz com alma, então a raiva odiar-te-á impiedosamente e nunca entrará em ti, na tua vida, consciente ou inconscientemente. Mais uma coisa: antes de invocares a Paz, entrega o teu sopro de vida dez vezes à Vontade do Supremo. Não há outra forma de te tornares uno com a Vontade do Supremo senão fazeres uma rendição consciente à Vontade do Supremo. A vossa rendição é a vossa salvaguarda. Mesmo em frente à vossa rendição está Deus com a Sua Omnipresença. Com a vossa entrega está a Omnisciência de Deus. E na vossa entrega está a Omnipotência de Deus.
Raiva: em inglês, basta pôr um “d” antes de “anger” e ela torna-se “danger”, um perigo. Não quero que brinques com o perigo, mas quero que brinques constantemente com a entrega da tua alma, a entrega do teu coração, a entrega da tua mente e a entrega do teu corpo.
Seu amigo que afugenta a raiva,
Chinmoy
20 de dezembro de 1968
Sri Chinmoy, Sri Chinmoy responde, parte 36, Agni Press, 2004
Sri Chinmoy, A viagem interior, Agni Press, 1977
Pergunta: Quando cheguei ao aeroporto, perdi completamente a cabeça com um funcionário. Porque é que esta raiva surge em mim?
Sri Chinmoy: A raiva vem da frustração. Por vezes sentimos que essas pessoas são injustas. As autoridades do aeroporto podem talvez ser muito pouco divinas. Mas temos de saber que se eles dizem que estamos a fazer algo de errado, então não devemos tentar justificar o que estamos a fazer. Temos de ser muito, muito humildes. Deixem que vos repreendam e insultem. Se ficarem calados, depois a compaixão vai ser grande para eles. Mas se sentirem que eles estão errados e que vocês têm razão, então mostrarem a vossa raiva vulcânica não vai dar em nada. Apenas enfraquecerão os vossos nervos, especialmente os nervos interiores que atraem a paz, a luz e a bem-aventurança do Alto. Se alguém faz algo errado e vocês ficam furiosos, então estão a exercer a vossa estupidez.
Não sejas estúpido; sê sábio! Um dia, a outra pessoa irá encontrar-se com a retribuição. O seu castigo virá sob a forma de justiça-luz. Mas no teu caso, estás a receber o teu castigo aqui e agora. Por isso, tens de ter cuidado. Se sofrem de raiva, raiva incontrolável, têm de rezar ao Supremo para trazer imediatamente a paz, que é infinitamente mais forte do que a vossa raiva.
Sri Chinmoy, Sri Chinmoy responde, parte 15, Agni Press, 1999
Como vencer a raiva? Sinta a necessidade de se aperfeiçoar. Quando a raiva quiser entrar em si, diga: “Peço desculpa, eu como apenas um alimento. O nome do meu alimento é Paz. Não serei capaz de o digerir. Se te comer, serei destruído em todos os aspectos. Eu não quero ser destruído. Tenho de fazer muito pela divindade em mim e pela humanidade à minha volta. Ó raiva, estás a bater à porta errada”.
Sri Chinmoy, Beyond Within – A collection of writings 1964-1974, Agni Press, 1975
SCA 920-925. Sri Chinmoy respondeu a estas perguntas em Brasília, Brasil, em 29 de janeiro de 2000.
Pergunta: Como podemos lidar melhor com a raiva que vem com o dinamismo?
Sri Chinmoy: A raiva pode ser facilmente separada do dinamismo, mas somente se você estiver numa boa consciência. Se estivermos numa má consciência, uma consciência animal, então a raiva pode aparecer não só no dinamismo mas até no movimento mais lento.
Quando estás a correr à tua velocidade máxima, isso não é dinamismo? Nessa altura, está zangado? Não, está a correr à velocidade máxima para ganhar a corrida. Há muito dinamismo envolvido. Só se fores uma pessoa muito má é que vais amaldiçoar alguém que vai à tua frente. Caso contrário, não terá tempo para pensar nos outros.
Muitas coisas fazem-se depressa, muito depressa, com um dinamismo tremendo. Nessa altura, não há raiva envolvida. Só se o orgulho entrar enquanto se está a correr muito depressa é que a raiva entra em cena. O orgulho pode tomar a forma de raiva. Mais uma vez, este orgulho pode ser facilmente humilhado. Se alguém vai à vossa frente, o vosso orgulho pode ser esmagado.
Sri Chinmoy, Sri Chinmoy responde, parte 27, Agni Press, 2000
Pergunta: Por vezes fico zangado sem razão aparente. Qual é a razão interior?
Sri Chinmoy: A verdadeira razão é a fraqueza. Tens de saber de onde vem a raiva, se do vital ou da mente ou do físico grosseiro. Se for uma raiva verdadeira, uma raiva incontrolável, então tens de saber que nessa altura a ignorância te atacou com mais força. Agora, como é que a ignorância o pode atacar desta forma? Ela só pode atacar-nos com mais força quando não alimentamos a nossa alma de manhã e durante o dia. Não fizeste a primeira coisa primeiro. Se tivesses meditado bem, então a raiva poderia ter-te assaltado, mas o seu ataque não teria sido tão poderoso. Por isso, tenta ter paz de espírito com a força da tua oração e meditação. Se rezarem e meditarem, a raiva pode ser vencida.
Usamos o tempo para um propósito negativo ou para um propósito positivo, seja para expressar a nossa raiva ou para revelar o nosso amor pelos outros. O tempo em si é sempre o mesmo. Se não rezarmos ou meditarmos, estamos condenados a usá-lo para um fim negativo. Agora podem dizer: “Há muitas pessoas que não rezam, que não meditam, mas não se zangam como as chamadas pessoas espirituais”. Mas eu quero dizer que a nossa maneira de observar os outros no plano exterior é muito superficial. Se uma pessoa espiritual fica zangada, então a sua meditação não é uma meditação verdadeira. Ele pode sentar-se com os olhos fechados ou olhar para um quadro, mas Deus sabe como a sua mente está a vaguear, em que floresta selvagem ou deserto estéril. Isto não é meditação. Mas se eles trabalham devotada e desinteressadamente todos os dias, esta é uma forma de meditação real. A partir de seu trabalho desinteressado e serviço altruísta, eles estão adquirindo o poder da meditação. E se obtiverem o poder da meditação, então naturalmente não serão vítimas da raiva selvagem.
Sri Chinmoy, A iluminação das nuvens da vida, parte 2, Agni Press, 1974
Superar a raiva e o ódio
Se é vítima da raiva e do ódio, tente sentir sinceramente que essas forças são suas inimigas. Isto não é imaginação; é a realidade. Eles são seus inimigos. Pense na raiva como um ladrão. Quando estiveres zangado com alguém, sente que a tua raiva é um ser humano que veio roubar a tua riqueza interior, a tua paz e equilíbrio. Se fores sábio, nunca permitirás que um ladrão entre em ti. Pensa também no ódio como um ser humano que veio roubar-te o teu amor, que é também a tua riqueza interior.
Quando sabemos que alguém é um ladrão, imediatamente tomamos precauções contra ele. Por isso, temos de sentir que a nossa raiva é um verdadeiro ladrão, que o nosso ódio é um verdadeiro ladrão. Se encarares a tua raiva e o teu ódio desta forma, então, naturalmente, estarás sempre à porta da tua existência e manterás a tua porta devidamente guardada. Se vires um ladrão, não o deixarás entrar.
Tens de sentir e perceber que não há paz, nem alegria, nem satisfação na raiva ou no ódio que estás a oferecer e a tornar-te. Quando oferecem raiva, têm de sentir que se tornaram raiva. Quando oferecem ódio, sintam que vocês próprios se tornaram ódio. No momento em que quiseres dar algo a alguém, sente que tu próprio és essa coisa, e é por isso que estás em posição de a dar. Quando oferece algo a alguém, espera obter alguma satisfação interior. Mas se dermos raiva a alguém, ele não a aprecia e nós também não ficamos satisfeitos com isso. Agora, quando damos algo a alguém e ele não o aprecia, sentimo-nos infelizes. Se o teu presente não vai ser bem apreciado, então não o dás. Tentamos dar outra coisa, que agrade à pessoa.
Faça o mesmo com o ódio. Sinta que está a oferecer a alguém algo que não lhe agrada. Como ele não gosta disso, terá de lhe oferecer outra riqueza. O que lhe interessa é o seu amor e a sua paz de espírito. Se oferecer estas qualidades ou outras qualidades divinas, naturalmente que serão apreciadas. Pensemos num cliente e num comerciante. Se o cliente não quiser comprar o que lhe estamos a oferecer, então oferecemos-lhe outra coisa que lhe agrade.
Sri Chinmoy, Sri Chinmoy fala, parte 7, Agni Press, 1976
- Faça a sua escolha
Façam a vossa escolha:
Ou acalenta a raiva contra os outros
E perecer,
Ou liberta-te totalmente
Dos outros.
Se fizeres a escolha certa,
Serás feliz.
Sri Chinmoy, Dez Mil Chamas de Flores, parte 27, Agni Press, 1982
Pergunta: Porque é que ainda experimentamos raiva e irritação?
Sri Chinmoy: Estamos no processo de evolução e estamos continuamente a fazer progressos. Mas a perfeição não surge de um dia para o outro. Há muito tempo, sabemos quantos desejos tínhamos. Se formos sinceros connosco próprios, então saberemos que anteriormente a nossa raiva era a mais rápida. Costumávamos ficar furiosos quando acontecia algo contrário à nossa vontade. Agora já não sentimos esse tipo de raiva animal. Podemos ficar zangados quando vemos coisas não divinas em nós ou nos outros, mas estamos a progredir. Pode não ser um progresso contínuo, mas é um progresso contínuo. Lentamente e de forma constante, estamos a libertar-nos da raiva, da dúvida e de outras qualidades não divinas que obstruem o nosso caminho. Só porque temos essas deficiências hoje, não podemos dizer que essas forças não divinas nunca nos deixarão. Só temos de ver se essas forças não divinas estão a aumentar ou a diminuir. Temos de olhar para o passado e ver quantas horas por dia vivemos na ignorância e na vida de desejo, e quantas horas por dia vivemos agora na vida de aspiração. Se o fizermos, então veremos definitivamente que estamos a progredir.
Sri Chinmoy, Selfless service-light, Agni Press, 1977
Pergunta: Como é que se pode ultrapassar a raiva destrutiva?
Sri Chinmoy: A raiva surge precisamente porque nos falta a unidade. Se tivermos o sentimento de unidade com o mundo, então a raiva não surge. A dificuldade é que tentamos aperfeiçoar os outros antes de nos aperfeiçoarmos a nós próprios. Vemos que algo foi feito que não é a perfeição em si e queremos a perfeição do mundo primeiro. Mas esta perfeição nunca a poderemos ter, a não ser que nos aperfeiçoemos a nós próprios. Se eu sou perfeito, então o mundo é abençoado com um homem perfeito. Quando somos ambos perfeitos, o mundo é abençoado com dois homens perfeitos.
Assim, na nossa vida espiritual, tentamos ver a perfeição desta forma. Sentimos que, se nos tornarmos perfeitos, já teremos facilitado o controlo da consciência do mundo ou a conquista da sua raiva. Como é que nos podemos aperfeiçoar? É a aspiração que nos leva à nossa perfeição. Se aspiramos, então incluímos a humanidade em geral na nossa aspiração. Quando realmente aspiramos, ninguém é excluído da nossa consciência aspirante. Mas quando desejamos, tentamos separar-nos do mundo. A raiva é um dos filhos da ignorância. Se conseguirmos vencer a ignorância, então não pode haver raiva.
Quando estiveres zangado com alguém ou prestes a ficar zangado, por favor, sente a necessidade da tua unidade com ele. Sinta que a raiva não é possível. Digam a vós próprios: “Se estou zangado, como posso tornar-me uno com ele?” Depois, tente repetir o mais rápido possível, sete vezes, a palavra “amor”. Depois de ter acabado de repetir “amor”, diga o nome da pessoa com quem está zangado. Depois de ter repetido “amor”, atire esse amor para a pessoa com quem está zangado. Tragam a sua compreensão para dentro da vossa própria criação que é o amor. Então verá que esse amor se tornará uma realidade.
Se o problema da raiva o tortura, por favor siga o caminho positivo, o caminho da aspiração, todos os dias. Se aspirarem diariamente, então obterão amor interior, riqueza interior. O produto desse amor interior é a paz. Quando têm dinheiro, vão ao banco e depositam-no. Essa é a vossa riqueza exterior. Quando aspiram, obtêm riqueza interior. Essa riqueza interior deposita-se aqui dentro do seu coração. Quando estiveres zangado, pensa imediatamente no que fizeste de manhã cedo. De manhã cedo, às seis horas, rezaram ou meditaram durante meia hora e, nessa altura, ganharam a vossa riqueza interior. Quando te lembras do que fizeste às seis horas, quando pensas na tua meditação, recebes novamente essa riqueza interior e agora podes usar a tua riqueza interior. Basta tocar nessa riqueza interior e verá que ela resolverá o problema. Invoca a tua riqueza interior e dá aos outros não dinheiro ou ouro, mas paz e amor. A vossa riqueza exterior pode prender-vos, mas a vossa riqueza interior pode vencer a ignorância. Nessa altura, a ignorância não o afectará, porque Deus está dentro de si com toda a Sua proteção.
Sri Chinmoy, A iluminação das nuvens de vida, parte 2, Agni Press, 1974
Pergunta: Os discípulos sofrem quando recebem forças não divinas de outros discípulos?
Sri Chinmoy: Sim, se receberes forças não divinas de alguém, sofrerás. Se mantiverem a vossa porta aberta e alguém entrar e danificar o vosso quarto, sofrerão. Mais uma vez, também podes causar danos a outros.
Os discípulos lutam como tudo. Por vezes, quando estou a meditar, vejo como os discípulos estão a lutar no mundo vital. Muitas vezes vejo rapazes a lutar com rapazes, raparigas a lutar com raparigas e rapazes e raparigas a lutar como cães e gatos. Por vezes, para meu grande espanto, os rapazes são derrotados pelas raparigas. Isto não são invenções; é absolutamente verdade.
Começamos com raiva e guardamo-la durante algumas horas. Depois, acontece que, durante o sono, inconscientemente, atacamos alguém. Nessa altura, sou como um avô muito velho. Não sei que lado tomar. Eu digo-vos: “Ataquem-me e a vossa raiva acabará”. Eu sou a pessoa certa para levar as vossas forças não divinas. Sou o caixote do lixo universal onde devem deitar a vossa raiva. Mas alguns de vós não me ouvem. Anteontem, vi esse tipo de luta. Às vezes começa com ciúmes, às vezes começa com insegurança, às vezes começa com apego, apego vital. Depois transforma-se em frustração. Portanto, estas são as principais razões pelas quais, no mundo interior, se dão lutas terríveis entre os discípulos.
Sri Chinmoy, Ego and self-complacency, Agni Press, 1977
O que a raiva pode fazer
Era uma vez um chefe muito rígido. As pessoas que trabalhavam com ele tinham sempre medo dele. Ele costumava dizer: “Eu não quero nenhum ocioso no meu escritório. Vão ser despedidos!” Se alguém fosse lento, ele ficava furioso. Se alguém estava inativo, ele insultava-o muito.
Um dia, este chefe viu um dos seus trabalhadores a vaguear no corredor. Além disso, o trabalhador estava a mascar chiclete. O patrão ficou furioso. Dirigiu-se ao homem e disse-lhe: “Não posso tolerar esse tipo de comportamento. Quero que os meus trabalhadores sejam muito, muito ativos e dinâmicos. O que é que pensa que está a fazer? És um tipo muito mau. Não quero que continues no meu gabinete. Já agora, quanto dinheiro recebes? Tenho alguma simpatia por si e pela sua família. Diz-me, quanto dinheiro recebes?
O trabalhador respondeu: “Recebo cem rupias por mês.”
“Está bem”, disse o patrão. “Estou a dar-te cem rupias. Agora vai procurar outro sítio para trabalhar. Já te dei o salário de um mês. Tenho pena de ti, mas não te posso manter aqui porque és um mau exemplo para os meus outros trabalhadores. Agora, por favor, sai do meu escritório e nunca, nunca mais voltes”.
O homem foi-se embora e o patrão ficou muito, muito contente por não ter ninguém no seu gabinete a perder tempo. Depois, o patrão saiu para almoçar. Comeu uma refeição muito agradável e, passadas duas horas, regressou ao escritório.
Assim que entrou no seu gabinete para trabalhar, pareceu-lhe ver o mesmo homem no corredor a comer qualquer coisa. Ficou consumido pela raiva. Mandou chamar o seu assistente e disse: “Este homem é tão ingrato! Dei-lhe dinheiro para um mês inteiro. Disse-lhe: ‘Vai procurar outro emprego. Estou a dar-te cem rupias para que tu e a tua família não sofram”. Agora, o que é que esse mau trabalhador está a fazer aqui? Ele está a estragar o ambiente no meu escritório. Outros vão seguir o seu exemplo e também se vão tornar preguiçosos. Ele devia ser castigado! Tragam-no para aqui”.
Assim, o assistente levou o homem ao patrão. O chefe estava tão zangado que nem conseguia olhar para o homem. E explodiu: “Tu és impossível! Quando te despedi, dei-te tanto dinheiro! Porque é que ainda está aqui? O que é que estás a fazer?
O homem tira calmamente uma carta do bolso e entrega-a ao patrão. A carta era de um amigo do patrão, que o convidava para jantar nessa noite. Depois de ler a carta, o patrão olhou com mais atenção para o trabalhador e apercebeu-se de que não era o trabalhador que tinha despedido. Era alguém que trabalhava no escritório do seu amigo.
Eis o que a raiva pode fazer. No início, o patrão foi muito rigoroso. Não queria que ninguém ficasse inativo ou perdesse tempo. Depois, quando despediu o trabalhador preguiçoso, foi até certo ponto generoso. Mostrou a sua compaixão. Por fim, quando pensou que o trabalhador preguiçoso ainda estava a demorar, ficou tão furioso que nem sequer olhou bem para o trabalhador. Pensou que era a mesma pessoa. A sua raiva era tão grande que não conseguia ver com clareza. A raiva não nos permite ver a pessoa certa ou fazer a coisa certa.
Sri Chinmoy, Life’s bleeding tears and flying smiles, parte 8, Agni Press, 2001
Pergunta: Como posso agradar-lhe melhor, Guru?
Sri Chinmoy: A melhor maneira de me agradar é não fazer as coisas que impedem que me agrade. Se estiveres zangado com a tua irmã, sente que naturalmente essa raiva entrará no coração do teu Guru. Pensa que esta raiva terá imediatamente um efeito doloroso no meu coração. Então, imediatamente vencerás a tua raiva. Façam sempre aquilo que não me vai magoar ou prejudicar. Agradar-me-á mais se não fizer a coisa errada.
Pergunta: Ficar zangado com outros discípulos é o mesmo que ficar zangado consigo?
Sri Chinmoy: Se tens de ficar zangado, então fica zangado comigo, porque eu tenho a capacidade de lançar a tua raiva na Consciência Universal. Mas se ficarem zangados com outro discípulo, então é como um cego a atacar um pobre. Esta será uma história muito triste. Um homem cego e um homem pobre não serão capazes de obter qualquer iluminação da vida. Por isso, é melhor atirarem sempre a vossa raiva para mim.
Quando se mantém a raiva contra outra pessoa, isso torna-se um problema sério. Certa vez, um discípulo de um mestre espiritual foi consumido por uma raiva animal. Escreveu ao seu Mestre e disse: “Se dizes que vais conceder a libertação a este homem, então não preciso da tua libertação”. Então o discípulo deixou o Mestre. Assim se pode ver a capacidade da raiva.
Sri Chinmoy, Ego e auto-complacência, Agni Press, 1977
Pergunta: Quando estou a meditar e estou cansado, sinto-me fraco e zangado. Esta experiência é bastante nova para mim.O que estou a fazer de errado?
Sri Chinmoy: Quando está cansado, por favor tente invocar a paz do alto ou mergulhar profundamente dentro de si para restaurar a paz na sua vida exterior. A paz é a luz nutritiva que existe em nós. Quando se sentirem cansados, não se misturem com os discípulos, mesmo que haja coisas importantes para fazer. Espera e tenta reabastecer o teu sistema. Entra no teu quarto e medita. Primeiro enche o teu recipiente interior e depois começa a misturar-te com os outros. Se estiveres cansado e exausto e te misturares com os discípulos, então não poderás acrescentar nada às suas aspirações nem ajudá-los de forma alguma. Tens de te tornar mais enérgico e iluminado para que possas iluminar os outros discípulos. Esse é o teu trabalho, já que és o líder do teu Centro.
Quando se está cansado e exausto, no momento em que se fala com alguém, sente-se que não se tem nada para dar. Então, nessa altura, a sua sinceridade fica desagradada e, exteriormente, cria raiva ou frustração. Uma parte de si fica desgostosa ou desanimada.
Vocês são os líderes do vosso Centro. Cada dirigente é o meu representante. Dos líderes, os membros esperam sempre inspiração, compaixão e todas as outras qualidades divinas. Se o líder não consegue fornecer estas qualidades, então a sua própria sinceridade fica frustrada. É por isso que estão a ficar exasperados.
Sri Chinmoy, Ego e auto-complacência, Agni Press, 1977
by Patanga Cordeiro | Oct 25, 2024 | Palestras e textos
Benefícios da meditação para a saúde
pt.1
“Nada pode ser tão rico
E poderoso
Como o silêncio do coração.”
-SriChinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, Parte 15
5:50 da manhã. Os olhos piscam. Os raios atravessam as cortinas. E quando me viro e pego no despertador, sinto o trovão na minha cabeça. Uma sensação instantaneamente desmoralizante de expansão, uma pressão brilhante encapsulada atrás da minha testa. “Que começo!” Segue-se o movimento rotineiro em direção à embalagem de analgésicos e a mais uma hora de sono esperançoso.
O meu historial pessoal de dores de cabeça remonta aos tempos da infância. Apareciam várias vezes por semana. Por vezes, um passeio pela natureza que elevasse o espírito, seguido de um sono recreativo, resolvia o problema, mas noutras ocasiões durava uma semana muito cansativa.
Não é apenas físico
A certa altura, li algo num jornal que foi a primeira parte de um grande avanço na minha compreensão dos problemas de saúde. Havia um artigo que dizia que 90% de todos os problemas com que os doentes vão ao médico têm, de facto, uma componente mental. 90! Infelizmente, não se dizia até que ponto a mentalidade dos doentes influenciava as suas doenças, mas despertei para o facto de que aquilo que carregamos na nossa mente também forma a nossa condição física. Então, o que é o sofrimento físico? Se grande parte do sofrimento é mental, será que a saúde também é uma escolha? Mesmo a saúde interior?
“São só pensamentos”
Um dia, um amigo convidou-me para ir a casa dele para me distrair de outra dor de cabeça. Hesitei, mas fui. A mãe dele também lá estava e, ao ver-me, perguntou-me pelo meu bem-estar. Disse-lhe que a minha cabeça me estava a torturar mas que, fora isso, estava bem. Ela olhou para mim com muita atenção e intensidade, depois disse com ênfase: “São só pensamentos”.
Fiquei perplexo. Na minha mente, tentei e esforcei-me por explicar a minha história com este fardo, mas, francamente, o poder das suas palavras era mais forte do que a minha dor. Ela terminou o silêncio com um aceno de cabeça e a minha amiga começou a falar de outra coisa. Mas eu fui apanhado por um sentimento de que o que ela disse era simplesmente verdade. Durante o resto do dia, senti-me um pouco abalada e desmascarada, mas também incrivelmente aliviada e intrigada e, o mais importante: a dor de cabeça tinha desaparecido! Mais tarde, soube que durante décadas ela foi uma das discípulas mais próximas de um mestre de meditação chinês. Ir para além das projecções, dos pensamentos e dos seus condicionamentos, em direção ao fundo do seu coração, constituía o princípio sempre orientador da sua espiritualidade.
“O que é que tu queres?
Eu quero boa saúde.
Medita numa horta.
Medita numa criança que dança.”
-SriChinmoy, do livro Meditate On
Dor, e agora?
A partir daí, sempre que tinha dores de cabeça ou qualquer tipo de desconforto, chamava-lhe distração, tentava concentrar-me e expandir a harmonia interior e mais profunda e deixava que a distração passasse ao estado de ruído de fundo. Ou, como diria o mestre de meditação Sri Chinmoy, tentei identificar-me com o meu eu superior. Por vezes, funciona suficientemente bem para navegar durante o meu dia, mas normalmente esqueço-me do meu fardo.
“Certo! Eu estava a sofrer!” Admito que ajuda sempre, mas nem sempre a 100% com o toque de um botão, mas mesmo assim é simples. E, sinceramente, não me importo que o efeito meditativo para o físico varie um pouco, porque de cada vez que aplico o método descrito estou a entrar em contacto com algo muito bonito e gratificante. E esta é a parte mais importante. Parece sempre que, pelo menos por um momento, estou a crescer numa versão mais feliz e mais leve de mim mesmo. E, na natureza deste estado, permito automaticamente que a energia vital subtil flua livremente e harmonize todas as minhas pequenas e não tão pequenas tensões, passo a passo. Quanto mais profundamente eu conseguir deixar este processo acontecer, mais as coisas são promissoras para o meu estado exterior. Este é o caminho de todos os benefícios da meditação, incluindo os benefícios para a saúde.
Um exercício prático
Se isto lhe diz respeito, aqui está uma técnica simples:
ouvir música esraj meditativa de Sri Chinmoy:
http://www.radiosrichinmoy.org/13411/sri-chinmoy-plays-the-esraj-4/
Enquanto deixa que a música o envolva, siga os seguintes passos.
*Primeiro respire calmamente e concentre-se por um breve momento no corpo e deixe toda a tensão sair. Relaxe as mãos e os membros. Relaxe o pescoço, a parte superior do corpo, a cabeça. Respire.
*De seguida, acalmar a mente. Deixar que os pensamentos se tornem pássaros distantes que atravessam o céu sem deixar rasto. Retirar qualquer importância aos pensamentos. Entre os tempos agitados e os espaços tensos, deixe-se levar por um lugarzinho. Toda a tensão está a ser libertada. Aqui e agora.
*Agora, traz toda a atenção para o centro do teu peito.
*Sinta a paz.
*Reconheça-a.
*Abraça e desfruta da sua harmonia.
*Ela espalha-se. Deixe-a encher lentamente todo o seu corpo.
*Sinta todo o seu ser a iluminar-se.
*Experimenta uma expansão de paz.
*Permanece aí o máximo de tempo possível.
“O silêncio é nada menos que
Energia dinâmica.”
-SriChinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores-Serviço, Parte 37
http://www.srichinmoylibrary.com/st-36258
A mente chama Deus de “energia” com razão <
Os benefícios da meditação para a saúde têm, de facto, uma base muito simples. A ciência está a dizer que os átomos consistem em nada menos que 99,999% de vazio! Portanto, todas essas leis e descobertas baseiam-se, de facto, em “nada”! No entanto, o lendário pioneiro da física, Albert Einstein, viu os praticamente 100% como algo muito mais valioso do que o nada. Considerou-o como energia (ver imagem acima). E esta pode ser considerada a grande ponte entre o mundo científico e o mundo espiritual.
Tudo é uma energia superior
Perguntei a dezenas de pessoas o que é Deus para elas e provavelmente obtive a mesma quantidade de respostas diferentes. “Amor”, ‘Luz’, ‘Harmonia transpessoal’ e muitas, muitas mais. Mas todos concordam que o sinónimo mais fácil de entender é energia. E a energia nunca é estática, é dinâmica. Um termo espiritual frequentemente utilizado para descrever o estado da energia é “vibração”. Omnipresente e, se olharmos à nossa volta, é também omnipotente. Também a podemos ver como um rio infinitamente positivo e progressivo. Poderoso e suave ao mesmo tempo. A questão não é se ela existe, porque nós não somos constituídos por mais nada para além desta mesma energia. A questão é se estamos prontos para abraçar conscientemente esta verdade e incluir esta realidade nas nossas vidas.
Na parte 2, ficará a conhecer as verdades espantosas por detrás do vegetarianismo (vivem mais 10 anos!), da positividade, do karma e de como a intuição nos salva de tudo isto!
Benefícios da meditação para a saúde
pt.2
Os cientistas descobrem
Ao longo dos anos, os cientistas, sempre curiosos, observaram muitos fenómenos relacionados com a meditação. Normalmente, os investigadores ficam mais perplexos do que iluminados. As proezas de Shaolin, as alterações no cérebro, a melhoria da memória e da força mental, bem como o reforço do sistema imunitário, são realizações ou benefícios da meditação bastante menores em comparação com o aumento da felicidade geral. E a felicidade e a saúde são as flores supremamente interligadas da vida interior e da vida exterior. Mas, sobretudo, os benefícios da meditação para a saúde estão bem documentados. Num estudo de investigação, foi administrado um vírus da gripe a pessoas que meditavam e a pessoas que não meditavam. As pessoas que meditavam regularmente “(…) eram capazes de produzir um maior número de anticorpos e tinham uma função imunitária melhorada”, segundo Mitchell Moffit e Greg Brown no seu popular programa científico online asapscience.
A positividade conduz a uma boa saúde
“De todos os medicamentos
Na vida interior,
Um sorriso é de longe
O melhor remédio.”
-SriChinmoy, Setenta e sete mil árvores de serviço, Parte 9
A meditação faz-nos ver o bem. O bem nas pessoas, em nós, no mundo, na vida em geral. Nós
desenvolvemos uma consciência melhor para isso. E um resultado lógico desta mudança para uma atitude mais positiva é que nos tornamos mais optimistas. O copo está meio cheio! A Harvard School of Public Health, hsph, descobriu que o otimismo está ligado a hábitos alimentares saudáveis, à prática de desporto e a uma melhor função biológica, como uma pressão arterial mais baixa, perfis lipídicos (gordura no sangue) mais saudáveis e um peso corporal normal.
Uma vida inteira de recursos interiores
Um caso muito bem documentado, a que um médico chamou “uma bomba absoluta”, é o do iogue indiano Mataji Prahlad Jani, que afirma não ter comido nada nos últimos 65 anos ou mais. O documentário “In the beginning there was light” (No princípio havia luz) mostra como Mataji, saudável, foi minuciosamente examinado para detetar qualquer tipo de indício de digestão recente. Além disso, ele foi vigiado de perto por guardas e câmaras durante quase duas semanas. Os resultados chocaram, confundiram e intrigaram os cépticos. Mataji estava de perfeita saúde, mesmo muito melhor do que a maioria das pessoas da sua idade, mas definitivamente não estava a consumir nem comida nem líquidos há muito tempo. Francamente, a medicina tradicional 1+1 é limitada e subdesenvolvida em alguns aspectos. Mas está a aproximar-se das verdades interiores. Muitos hospitais começam a incluir técnicas de meditação nos seus tratamentos. Não falo de Mataji como de um ídolo. Menciono-o para apontar para recursos que vão para além das crenças habituais do dia a dia. E, de certa forma, todos nós conhecemos este fenómeno: o efeito placebo é uma forma inconsciente de dar ao nosso corpo aquilo de que ele precisa. Ser torturado por algo, depois tomar um cubo de açúcar pensando que é o comprimido milagroso e tornar-se super-homem (mais ou menos). Se pudéssemos ter sempre este poder, certo? Do nada ao tudo. Espera! Nós temos a meditação… É um processo de libertação.
Vegetariano. Ponto final.
Um estudo que basicamente diz tudo é o da universidade americana Loma Linda, que descobriu que os vegetarianos vivem até 10 anos mais do que os não vegetarianos! Em geral, uma dieta vegetariana ajuda a prevenir o excesso de peso, o cancro, a diabetes e os acidentes vasculares cerebrais e reduz o risco de contrair uma doença cardíaca em 50%! Outros estudos (Universidade de Southampton) descobriram que os vegetarianos têm um QI mais elevado do que os não vegetarianos. Para não falar do efeito global!
E alguma vez conheceste alguém que tenha dito que o vegetarianismo é desvantajoso a nível atlético? Então, lembrem-se que o nove vezes medalhista de ouro Carl Lewis é vegetariano. Paul McCartney e alguns culturistas também o são. Albert Einstein, Platão e da Vinci também sabiam o que estava a acontecer. Inúmeras pessoas experimentam e descobrem que este passo atrás é, na verdade, um grande passo em frente. Se uma dieta vegetariana for acompanhada de influências espirituais na vida de alguém e se virmos essa pessoa, temos de admitir que ela parece mais refinada, com um aspeto mais saudável, mais leve e, de facto, mais feliz. Este é o aspeto espiritualmente significativo: o vegetarianismo e a sua leveza pura apoiam o nosso progresso interior, enquanto que o consumo de carne e as suas qualidades mais pesadas, para além das dificuldades de digestão, nos prendem a uma consciência mais física.
A água falou, o Dr. Emoto ouviu. E nós?
Simplifiquemos as coisas dizendo que o médico japonês M. Emoto enviou mentalmente para a água (da torneira, dos rios, dos lagos) positividade e negatividade sob a forma de pensamentos, palavras e música. Depois, fez fotografias microscópicas de cada um deles e comparou-os entre si. Eis alguns exemplos:
Como podem ver, as águas que foram rotuladas com uma palavra positiva formaram obras de arte cristalinas perfeitas de beleza, enquanto as águas que foram rotuladas com uma palavra negativa perderam toda a estrutura harmoniosa e tornaram-se distorcidas e deformadas.
As duas fotografias inferiores foram tiradas da água da mesma barragem japonesa. Primeiro a da esquerda (antes da oração). Depois, foi pedido a um sacerdote budista que fizesse uma oração diretamente na barragem. Depois de o padre ter rezado durante uma hora, foram recolhidas e fotografadas novas amostras. O resultado sensacional é que a água poluída, com os seus padrões manchados e distorcidos, foi transformada em estruturas das mais belas e fantásticas obras de arte cristalinas da natureza. A mesma água! Apenas uma oração de uma hora. A experiência foi repetida vezes sem conta e o resultado permaneceu o mesmo. E agora pensemos no facto de nós próprios sermos constituídos por 60% de água…!!!
Mas, francamente, acho que a meditação em si não se preocupa muito com o quanto podemos entender e provar. Ela funciona. E isso é tudo o que realmente importa, especialmente para as pessoas que sentem o impulso interior de incluir a meditação como uma parte importante do seu dia.
“A alegria é a própria flor da saúde.”
-provérbio japonês
“Não penses demasiado!
Não vês que
Estás a matar a tua intuição à fome?”
-SriChinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, Parte 27
O melhor caminho a seguir? Intuição.
A maneira intelectual de ver as coisas é analisar minuciosamente o presente com todos os seus factores e aspectos. Mas a nossa própria intuição é a nossa comunicação mais direta com a energia fundamental de que falámos anteriormente e que aspira sempre a manifestar a mais elevada harmonia. Se esta energia é aquilo de que somos, então, naturalmente, nada nos pode conhecer melhor ou saber melhor o que nos falta e como o ultrapassar.
Meditar e dirigir a nossa consciência para o interior é entrar na matéria e não “dançar à volta dela”. E a nossa intuição é a voz prática do mais alto. Por isso, a prática de aprofundar e confiar na nossa intuição é o caminho mais eficaz, construtivo e harmonioso e também a melhor prevenção. Ou seja, a menos que estejamos destinados a passar por uma experiência para um processo de aprendizagem mais elevado, a nossa intuição é uma espécie de radar para o caminho interior e exterior mais saudável através da vida.
A parte final deste artigo irá surpreendê-lo com as últimas origens do sofrimento, os segredos dourados das lutas, os Mestres espirituais, a ayurveda, a homeopatia e o amor-próprio que tudo salva!
Benefícios da meditação para a saúde
pt.3
“De todos os remédios
Na vida interior,
Um sorriso é de longe
O melhor remédio.”
-SriChinmoy, Setenta e sete mil árvores de serviço, Parte 18
Prevenção!
Meditar regularmente significa também apurar os sentidos, especialmente o ouvido intuitivo. Torna-se mais consciente do estado e das necessidades do seu corpo. Apercebe-se muito mais rapidamente quando uma condição externa é prejudicial para si. Um exemplo muito simples: digamos que está no exterior a dar um passeio pela natureza outonal, a falar de algo interessante com um amigo. Em vez de estar demasiado envolvido na conversa, apercebe-se de que o seu corpo está a arrefecer ao ponto de ser mais provável apanhar uma constipação. O mesmo se aplica aos nossos hábitos alimentares, ambiente social e estilo de vida em geral. A meditação ensina-nos a distinguir facilmente entre o que é bom e o que é mau para o nosso sistema. Assim, estamos a melhorar a nossa capacidade de fazer as escolhas mais saudáveis para o nosso corpo, mente e coração.
Mas e se for mais grave?
Claro que, se for grave, tem de consultar um médico. Uma perna partida é uma perna partida. Mas, mesmo assim, podemos tornar o processo de cura do nosso corpo mais fácil e muito mais rápido. Muitas vezes, quando sofremos de algum tipo de doença ou lesão, não aceitamos verdadeiramente essa realidade. Não queremos essa realidade, embora ela já exista; resistimos e a resistência é uma forma preciosa de tensão. A resistência pode ter formas muito secretas e escondidas contra qualquer tipo de situação da vida e também contra problemas físicos.
Há um ditado alemão que diz o seguinte: a aceitação é o primeiro passo para o progresso. Se aceitarmos e abraçarmos de todo o coração a vida com todas as suas curvas e tentarmos identificar-nos com o nosso Eu superior, a energia superior pode basicamente fazer o seu trabalho sem a nossa interferência. Como palavra-chave, podemos ter em mente a harmonização. Por isso, trabalhar as nossas tensões interiores é um grande benefício da meditação para a saúde.
Que ideias estão por detrás da Ayurveda?
A palavra “ayurveda” significa a ciência/conhecimento da vida e baseia-se nas escrituras sagradas indianas, os vedas, que foram escritas por rishis, sábios. Algumas fontes afirmam que os seus ensinamentos têm mais de 6.000 anos. A filosofia ayurvédica considera cada ser como uma composição de três doshas diferentes, nomeadamente Vata, Pitta e Kapha. Cada um destes tipos tem as suas próprias caraterísticas e, só de ler o que representam, podemos ter uma boa ideia de como nos devemos classificar neste mais antigo de todos os sistemas de saúde. De acordo com esta classificação, obtemos diretrizes para o nosso modo de vida que nos tornarão saudáveis e fortes para, em última análise, estarmos interior e exteriormente prontos para manifestar a realidade superior. Assim, a medicina ayurvédica é, de facto, um modo de vida que tem sempre em mente o equilíbrio perfeito entre corpo, mente e alma.
“A medicina homeopática é mais subtil do que a medicina comum. Quanto mais subtil é a realidade, mais forte é a sua capacidade. A espiritualidade pura é mais subtil do que o mais subtil, e o seu poder não tem medida.”
-SriChinmoy
O destino?
Mira Alfassa, mais conhecida como A Mãe, disse que todas as desarmonias físicas são consequências de desequilíbrios interiores e devem, na verdade, ser vistas como mensageiros úteis. Portanto, não temos apenas um problema. Há uma história por detrás dele. E talvez estejamos destinados a passar por uma experiência difícil que, em última análise, é para o nosso bem, mesmo que não sejamos capazes de ver isso ao longe.
Para além disso, revelou a dura verdade de que o nosso ego, amante da atenção, por vezes acarinha e dramatiza as doenças. Por essa mesma razão, chega mesmo a acolher secretamente o mal ou, pelo menos, as condições que a ele podem conduzir.
A espiritualidade por detrás do sofrimento físico conduz-nos inevitavelmente ao tema do karma. Mesmo que façamos todos os tipos de meditação, exercícios de respiração, hatha yoga, dietas cruas e outras coisas, por vezes apanhamos uma doença sem razão aparente. Uma vez perguntaram a Sri Chinmoy se a Lei do Karma se aplicaria a toda a gente. A sua resposta: “A Lei do Karma aplica-se a toda a gente e, ao mesmo tempo, é possível transcendê-la através da meditação. A Lei do Karma existe e, no entanto, pode ser transcendida pela realização, pela unidade com Deus e pelo poder da espiritualidade.”
http://www.srichinmoylibrary.com/aum-136
“A noite é mais densa mesmo antes do amanhecer.”
-ditado espiritual antigo
O segredo dourado das lutas interiores
Além disso, Sri Chinmoy diz que mesmo as tristezas podem aprofundar o coração. Cada experiência, consciente ou inconscientemente, ensina-nos algo e, portanto, pode ser chamada de uma pedra de amolar única para nos moldar em algo mais do que somos agora. Facilmente compreensível mentalmente, mas na dinâmica agitada da cidade de hoje pode ser difícil manter este espírito de observação e de acolhimento.
Certo, mas de cada vez que observamos conscientemente um incidente e nos interiorizamos, nem que seja por um bocadinho, podemos aperceber-nos de que existe uma forma de tensão. Talvez seja apenas um indício, mas quanto mais formos capazes de ir mais fundo no nosso interior, mais seremos capazes de ver e sentir as coisas claramente e de as deixar ir. O mais ínfimo, quase invisível, torna-se descritível. Nuances desconhecidas tornam-se distinguíveis. Acho que se pode chamar a isto fazer zoom dentro de nós próprios. E é aí que podemos libertar as nossas resistências e penetrar numa liberdade interior mais elevada.
“Sem resistência
Significa a ajuda de Deus
Na minha vida espiritual.”
-SriChinmoy, Setenta e Sete Mil Árvores de Serviço, Parte 18
Um Obstáculo é uma Porta de Entrada
Cada ato insensato, perturbador ou mesmo pensamento revela uma imperfeição que, na verdade, anseia pela sua transcendência. A sua própria existência é um grito por uma experiência que nos faz trabalhar através dela e crescer para além dela. O facto de sermos confrontados com as nossas fraquezas pode significar que chegou um determinado momento, ou seja, que a nossa divindade quer manifestar-se, mas que temos de enfrentar o nosso obstáculo mais difícil e ultrapassá-lo para desempenharmos o nosso papel, por vezes doloroso, na história maior da evolução pessoal. A divindade está sempre pronta a manifestar-se, mas precisamos de criar as condições corretas que estão ao nosso alcance. Por isso, preparemo-nos para mudar a nossa visão dos problemas em geral. Os obstáculos podem ser portas. Não os convidemos, mas vejamo-los como uma oportunidade.
“Meditação
Abre o caminho
Para a transformação.”
-SriChinmoy, Setenta e sete mil árvores de serviço, Parte 40
Aprofundar o amor por si mesmo é de suma importância, porque aquilo que amamos, cuidamos e protegemos. A falta de amor-próprio pode ser o problema mais subestimado do mundo atual. Quantas vezes já vimos amigos queridos a prejudicarem-se a si próprios, não só com escolhas pouco saudáveis, mas também com escolhas auto-destrutivas. Uma dieta saudável, um estilo de vida equilibrado e um coração espiritual alimentado com amor é a melhor fórmula para uma vida harmoniosa, equilibrada e feliz. E o esforço que daí advém, até descobrirmos que é natural, é uma escolha muito nossa. Sim, a saúde interior e exterior é também uma decisão a ser tomada mesmo subconscientemente.
O que é que causa o sofrimento?
Sri Chinmoy: “Devido às nossas acções erradas, as forças negativas, não inspiradoras e não divinas passaram a existir. Quando essas forças entram em nós, sofremos. (…) O mundo está a progredir em direção à Luz, embora esse progresso seja muito lento. O sofrimento humano chegará ao fim, porque Deus é todo Deleite. Nós viemos do Deleite. Na Terra, estamos a crescer em Deleite. No fim da viagem da nossa alma, regressaremos ao Deleite.” Sri Chinmoy, Aspiração-Fluxo e Dedicação-Fluxo, Parte 1
Tudo de bom,
Lucas Széles